sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

AINDA O NATAL

Natal doutros tempos Eu sou do tempo em que se cantava ao Menino. Em que não havia Pai Natal e o Menino descia p’la chaminé à meia noite em ponto. Onde o sapatinho nos saía do pé e a um canto se acomodava, pronto a receber a prenda habitual. Bombons em prata colorida tal qual nossos olhos como estrelas brilhando na negrura da noite, esperançando a vida.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

DISCURSO

Sobre o delicado chão do presente, caminho. Vislumbro, algures no que há-de ser, uma porta em forma de meia lua. Escuta, filho: é ali o fim dos meus passos, mas não do caminho; é ali o fim do presente, mas não do tempo; é agora a minha última noite, mas não a nossa.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

LER

Ler é um encontro É um autentico Dialogo entre a Nossa sensibilidade E o nosso pensamento E a sensibilidade E o pensamento Do escritor. Ler é uma relação Ler é bom para a saúde.

domingo, 9 de dezembro de 2012

PROTEGER O AMBIENTE

Projecto da Universidade de Aveiro permite telecomando funcionar sem pilhas 2012-11-13 Nuno Borges Carvalho e Alírio Boaventura.Em Portugal os telespectadores gastam anualmente cerca de 3 a 4 milhões de pilhas para mudarem de canal sentados no sofá. O cenário está prestes a mudar pois Alírio Boaventura, investigador do Instituto de Telecomunicações (IT) da Universidade de Aveiro (UA), desenvolveu um comando de televisão que não precisa de pilhas ou baterias para funcionar. Apesar de o telecomando protótipo estar a ser testado num televisor, pode ser aplicado a aparelhagens de som, de leitores de DVD, de boxes de televisão ou até mesmo de equipamentos de ar-condicionado e de portas de garagens, permitindo funcionar eternamente sem necessitar de pilhas. É constituído apenas por uma placa de circuitos e, para já, por quatro botões que permitem mudar de canal e regular o volume. O segredo do telecomando antipilhas está na antena conversora de energia. FONTE:CIENCIA HOJE 9.12.2012

domingo, 2 de dezembro de 2012

HUMANIDADES

Nestes tempos de crise profunda e de exaltação da sociedade científico--técnica e do economicismo, muitos perguntam-se pelo lugar das Humanidades na sociedade contemporânea. A breve reflexão que aí fica inspira-se numa excelente conferência do colega João Maria André para os jovens estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em início de ano lectivo. O seu objectivo era demonstrar que "vale a pena investir numa formação humanística para fazer face ao mundo em mudança e às transformações macroparadigmáticas" da nossa actual sociedade. 1 João M. André começou por apresentar traços fundamentais do tempo presente. O primeiro é a globalização, com diversos rostos, de tal modo que tanto pode ser "a globalização da rapina, hegemónica, de matriz neoliberal", como uma globalização da solidariedade, que se exprime nas lutas pelo reconhecimento dos direitos de todos e no esforço de invenção de novas formas ecoéticas de habitar o mundo. As Humanidades, nas suas várias vertentes, contribuem com o seu olhar crítico dos problemas ao mesmo tempo que inscrevem outros valores para lá dos económicos e tecnológicos. FONTE:ANSELMO BORGEA,D.N.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A PALESTINA GANHA ESTATUTO DO VATICANO

No dia 29 de Novembro de 1947, "o Estado de Israel foi criado através de uma guerra; em 29 de Novembro de 2012, o Estado da Palestina poderá nascer da paz", exulta Gershon Baskin, o activista judeu que tem no seu telemóvel os números de Benjamin Netanyahu e do Hamas. Hoje, "todos, incluindo Israel, deveriam apoiar a proposta de resolução que fará da Palestina "Estado observador não-membro" (e não apenas "entidade observadora") da Assembleia-Geral da ONU, porque representará, também, a aceitação de facto do Estado de Israel", disse ao PÚBLICO, por telefone, o fundador e vice-presidente do Israel/Palestine Center for Research and Information. "França e Espanha juntam-se a Portugal para votar "sim" ao reconhecimento palestiniano na ONU" FONTE:JORNAL PUBLICO

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

AMIZADE

A amizade não se escreve, vive-se; a amizade não se canta, sente-se; a amizade não se diz, é... simplesmente!

sábado, 24 de novembro de 2012

ESTAR BEM

PODEMOS perceber que a felicidade está quando usufruimos das coisas que temos e que com prazer pudemos fazer aquisição, assim nestes momentos, nos sentimos felizes não em apenas possuir, mas sim por utilizar o bem conquistado. Trate suas aquisições e conquistas como bençãos, por saber que quando focamos o desejo e materializamos realizando-nos, é uma benção alcançada. Faça uso de todas as suas bençãos e se sentirá feliz pelo sentimento de gratidão. "Desconheço o Autor"

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Recuperação Pós Parto

É preciso um ano para recuperar do parto É a conclusão de um estudo que aponta como irrealista a teoria de que bastam seis semanas para recuperar. É comum dizer-se que as mulheres levam cerca de seis semanas a recuperar do parto. Os médicos reiteram esta ideia e as celebridades que aparecem nas revistas, magras e produzidas poucas semanas após o parto, ajudam a reforçá-la. Julie Wray, da Universidade de Salford, no Reino Unido, decidiu estudar o assunto e afirma que esta expectativa não é realista. Segundo as suas conclusões, um ano é o período que a maioria das mulheres leva para recuperar completamente. A investigadora entrevistou um grupo de mulheres em três fases distintas do após o parto : passadas duas a três semanas, três meses e sete meses depois do nascimento do bebé. As mulheres entrevistadas consideram uma fantasia dizer que seis semanas são suficientes para recuperar do parto. Sentem-se frágeis e muitas vezes desacompanhadas, durante um período muito mais longo do que um mês e meio. E o facto de haver uma expectativa de que tudo volta ao normal mais cedo, torna-as, provavelmente, mais susceptíveis a sintomas depressivos. Porque as mulheres sentem que a recuperação física e emocioanal após o parto é mais demorada, os serviços de saúde deviam, na opinião da investigadora, prolongar o apoio que prestam nas primeiras semanas por mais algum tempo. Fonte Blog Maternidade

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

AO ATRAVESSAR O TEMPO

Ao atravessar o tempo, e enfrentar os anos, não perca a leveza de sua
alma, e espalhe seu perfume de flores. Por onde passar, mesmo que não
permaneça, retenha em seu peito lembranças, sabores, singelos
momentos, inesquecíveis amores

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AMADEU SOUZA CARDOSO




Amadeo de Souza-Cardoso [1] (Manhufe, freguesia de Mancelos, Amarante, 14 de Novembro de 1887 – Espinho, 25 de Outubro de 1918) foi um pintor portugues. Pertencente à primeira geração de pintores modernistas portugueses [2], Amadeo de Souza-Cardoso destaca-se entre todos eles pela qualidade excecional da sua obra e pelo diálogo que estabeleceu com as vanguardas históricas do início do século XX. "O artista desenvolveu, entre Paris e Manhufe, a mais séria possibilidade de arte moderna em Portugal num diálogo internacional, intenso mas pouco conhecido, com os artistas do seu tempo" [3]. A sua pintura articula-se de modo aberto com movimentos como o cubismo o futurismo ou o expressionismo, atingindo em muitos momentos – e de modo sustentado na produção dos últimos anos –, um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea.
A morte aos 30 anos de idade irá ditar o fim abrupto de uma obra pictórica em plena maturidade e de uma carreira internacional promissora mas ainda em fase de afirmação.

Fazia hoje 125 Anos

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O QUE É SER SÁBIO

É sábio quem sabe muito? Ou seja: basta reunir muitos conhecimentos no nosso cérebro para nos tornarmos sábios? E como se distingue o sábio do génio?
Num artigo de jornal, gostei da tentativa de explicação da psicóloga alemã Judith Glück. Na sua opinião, há duas características imprescindíveis numa pessoa que se quer sábia: o querer fazer o bem aos outros e a consciência de que não sabe tudo, mesmo quando sabe muito.
Podemos saber muito, ou seja, ter reunido muitos conhecimentos, mas, se não nos abrirmos à perspetiva do próximo, dificilmente seremos sábios. O mesmo acontece se não tivermos consciência de que há muita coisa na vida que não poderemos controlar, nem saber. Por isso, Judith Glück aconselha-nos a não perdermos a capacidade de nos questionarmos a nós próprios e tudo aquilo que nos rodeia, além de nos mantermos abertos às ideias dos outros.
É sábio quem sabe muito? Ou seja: basta reunir muitos conhecimentos no nosso cérebro para nos tornarmos sábios? E como se distingue o sábio do génio? Num artigo de jornal, gostei da tentativa de explicação da psicóloga alemã Judith Glück. Na sua opinião, há duas características imprescindíveis numa pessoa que se quer sábia: o querer fazer o bem aos outros e a consciência de que não sabe tudo, mesmo quando sabe muito.
Podemos saber muito, ou seja, ter reunido muitos conhecimentos, mas, se não nos abrirmos à perspetiva do próximo, dificilmente seremos sábios. O mesmo acontece se não tivermos consciência de que há muita coisa na vida que não poderemos controlar, nem saber. Por isso, Judith Glück aconselha-nos a não perdermos a capacidade de nos questionarmos a nós próprios e tudo aquilo que nos rodeia, além de nos mantermos abertos às ideias dos outros.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

OBAMA GANHOU ..2012

Hollande: Eleição de Obama é escolha de uma América solidária

O Presidente francês, François Hollande, felicitou esta quarta-feira Barack Obama pela sua reeleição como Presidente dos Estados Unidos, considerando tratar-se de "uma escolha clara" por "uma América aberta, solidária e plenamente comprometida

domingo, 4 de novembro de 2012

SOMOS UM PILAR

Somos um pilar. Forte e indestrutível. Sólido como uma rocha. Aguentamos tempestades, aturamos demências, consolamos tristezas, perdoamos ofensas e no final do dia sorrimos. Sorrimos porque nos habituámos a sorrir perante as adversidades. Sorrimos porque é a única forma de as vencer. Habituámo-nos a ser fortes. Habituámos os outros à nossa força. Porém um dia, sem razão aparente, não conseguimos sorrir. Não conseguimos ser fortes. Choramos por tudo e choramos por nada. As demências dos outros aborrecem-nos e as ofensas magoam-nos. Precisamos de um abraço. De um sorriso. De uma palavra de conforto e compreensão. Mas somos um pilar. Forte e indestrutível. Sólido como uma rocha. Somos culpados. Habituámos os outros à nossa força e nunca à nossa fraqueza. Lidamos com as fraquezas de todos e no entanto ninguém sabe lidar com as nossas. Desconhecem-nas. Esperam que sejamos fortes como sempre fomos. Que nos ergamos sozinhos. É o que fazemos. É no auge da nossa angústia que reconstruímos o nosso pilar. É no meio dos destroços que se ergue a nossa força. Precisamos dela. Para consolar quem não nos consola. Para compreender quem não nos compreende. Precisamos de continuar com a farsa em que todos acreditam. Incluindo nós...

FONTE:blog. Planicie de memória


terça-feira, 30 de outubro de 2012

TRATADO DE MAASTRICHT

Tratado de Maastricht SOBRE A UNIÃO EUROPEIA O Tratado da União Europeia (TUE) constituiu uma nova etapa na integração europeia, dado ter permitido o lançamento da integração política. Este Tratado criou uma União Europeia assente em três pilares: as Comunidades Europeias, a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a cooperação policial e judiciária em matéria penal (JAI). Instituiu igualmente a cidadania europeia, reforçou os poderes do Parlamento Europeu e criou a União Económica e Monetária (UEM). Além disso, a CEE passou a constituir a Comunidade Europeia (CE). O Tratado sobre a União Europeia (TUE), assinado em Maastricht em 7 de Fevereiro de 1992, entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993 Deu se a unificação da moeda através do Euro que entrou em circulação em 1 de Janeiro de 2002. MAACHTSTRI é uma das cidades mais antigas da Holanda.

sábado, 27 de outubro de 2012

TELA

De súbito os azuis. Trazidos pelas mãos do mar, pelos olhos dos recém-chegados. Nem por isso menos inquietantes, as telas confundem-nosde evolução, de ruptura dinâmica, de procura. Os temas clássicos ainda lá estão, mas libertam-se de limites. Já não confinados, convivem com as figuras de uma época diferente( ), como se fossem estados de alma, assombrações ou, quem sabe esqueletos no armário. Isso, porém, não parece incomodar os novos habitantes.
O olhar fica preso. Procura-se numa tela a explicação da outra e não se encontra.
A Ana ( ) vem devagar, em plena tela, a pedir que fiquemos, que procuremos as respostas. Mas onde encontrá-las a não ser no nosso próprio coração? É, porém, da natureza da inquietação confundir as conclusões e o coração não contesta. Não, enquanto o olhar deambula de cor em cor, de espaço em espaço, de horizonte em horizonte. Horizontes novos, alargados como promessas. Não, enquanto nos apetece ficar aqui, a garimpar, não sei porquê, saudades do futuro, como aquele homem solitário e magoado( ), tão comovente que nos obriga a procurar refúgio no círculo do sonho( ) em busca de outra ficção que a areia esconde.
De súbito, os azuis.
Rosa Lobato de Faria





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

REFLEXÃO

 Neste mundo globalizado em que o conhecimento nos chega por todos os meios, com a máxima facilidade, passámos a viver como máquinas de fazer actividades e de consumir, perdendo a capacidade para questionar, para perguntar a nós mesmos, o que é a existência, ou qual é a sua finalidade.
Em suma, deixámos (em parte) de existir, como seres conscientes.





SAMARITANA.... FADO DE COIMBRA


Dos amores do Redentor
Não reza a História Sagrada
Mas diz uma lenda encantada
Que o Bom Jesus sofreu de amor.
Sofreu consigo e calou
Sua paixão divinal,
Assim como qualquer mortal
 Que um dia de amor palpitou.

Samaritana,
Plebeia de Sicar,
Alguém espreitando
Te viu Jesus beijar
De tarde quando
Foste encontrá-Lo só,
Morto de sede
Junto à fonte de Jacob.

domingo, 14 de outubro de 2012

EDUCAR

EDUCAR?  é ajudar a crescer; e tanto cresce aquele que é educado como quem educa.


Uma tarefa de todos, com todos e para todos, porque não podemos desistir de ninguém, nem de nós mesmos.

É uma tarefa para a vida inteira .

  Fonte net.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2012

Portugal saudou hoje a atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia, refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que sublinha que o galardão relembra as razões que levaram a Europa a unir-se depois da II Guerra Mundial.

"Num momento em que a União Europeia é chamada a enfrentar desafios de uma exigência sem precedentes, a atribuição deste prémio vem oportunamente relembrar que as razões que levaram a Europa a unir-se permanecem hoje tão atuais e pertinentes como há sessenta anos", indica o comunicado do MNE, que saúda a atribuição do Nobel da Paz.
O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à UE pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel, em Oslo.

FONTE:MNE--RTP



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UM DOCE QUE AMARGA

Consumir açúcar em excesso//em portugal ingere-se //quase o dobro do recomendado,tem mais consequencias do que apenas engordar ou provocar cáries dentárias.
Os alimentos adocicados interferem com todo o metabolismo celular.Atenção ao que se esconde numa lata de refrigerante ou num iogute magro.
A maioria das pessoas nem dá conta da quantidade ingerida diariamente.Alem daquele que adicionamos no chá e no café, há o outro oculto que a industria soma aos alimentos.
Ao chegar o açucar em grandes quantidades ao fígado,é convertido em gordura,causando mais tarde uma constelação de problemas de saúde associados como (obesidade,hipertenção,hiperglicémia,alteração do valor dos trigliceridos e do colestrol).

FONTE: Revista Visão Sociedade--Alimentação,pag.72 semana 4a10.do10.2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PENSAMENTO

“Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores.Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado[ o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar.  Por isso, continue procurando até encontrar, não pare" – discurso durante formatura em Stanford, 2005 ´

STEVE   JOBS




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

IMPLANTAÇÃO DA REPUBLICA

Assinala-se hoje o Dia 5 de Outubro. Há 102 anos, corria o ano de 1910, assistiu-se à Implantação da República Portuguesa, que hoje se comemora pela última vez enquanto feriado nacional.
A partir do próximo ano, a data será apenas lembrada simbolicamente, na sequência da decisão do Governo de eliminar dois feriados civis e dois religiosos. Para além do 5 de Outubro, deixarão ainda de ser feriados o 1.º de Dezembro (Restauração da Independência), o Dia do Corpo de Deus (feriado móvel celebrado 60 dias depois da Páscoa) e o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro).
E na despedida do feriado

Bandeira de Portugal hasteada ao contrário marca último 5 de outubro do 5 de Outubro.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CONSELHOS

* TRABALHE FELIZ.
* DIRIJA,EQUILIBRADO.
*OBEDEÇA, CONTENTE.
*NÃO SE QUEIXE.
*SIGA EM FRENTE.
*REPARE ALÉM.
*OLHE PARA LONGE.
*DISCUTA SERENAMENTE

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

PRIMEIRO MINISTRO CITOU OS LUSÍADAS

O Primeiro-Ministro citou ontem Os Lusíadas numa homenagem a Adriano Moreira, dizendo que há “ventos favoráveis” a soprar nas velas portuguesas. A metáfora é bonita, mas não sei se haverá muita gente convencida disso…

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O SEGREDO DO CALÇADO PORTUGUES

Design, qualidade de fabrico e marcas próprias: estas foram as receitas do sector do calçado para sair da crise em que se encontrava há uma década. Nos sapatos, o "made in Portugal" vende e aos preços mais elevados. Se o calçado é hoje uma das raras histórias de sucesso da indústria portuguesa foi porque soube passar por cima das suas próprias tormentas. Há pouco mais de uma década, o sector vivia em clima de crise, ameaçado pela saída de Portugal de alguns gigantes europeus e pela debandada de encomendas para países com mão-de-obra mais barata. Hoje, cresce a nível global, mesmo num cenário económico difícil, no país e no mundo. Em poucos anos, o sector do calçado reagiu às dificuldades, percebeu as suas próprias limitações e deu-lhes resposta, modernizando-se. Hoje, o triunfo dos sapatos portugueses baseia-se num triângulo: qualidade, design e relação de confiança com os clientes. Fonte: Economia

domingo, 23 de setembro de 2012

OPTIMISMO


Gerir expectativas não é fácil. O velho dilema de esperar demasiado e as coisas não correrem como esperamos ou esperar o mínimo para não nos desiludirmos.
O optimista, espera sempre o melhor, julgo eu. E, mesmo que bata com a cabeça na parede, logo encontrará forma de se reerguer e de novo tentar ver o lado positivo das coisas.

DISCURSO DO PRESIDENTE DO UROGUAI

terça-feira, 18 de setembro de 2012

MARIA TERESA HORTA 18.9.2012


A escritora Maria Teresa Horta, distinguida com o Prémio D. Dinis pelo romance "As Luzes de Leonor", disse hoje à Lusa que não o aceita receber das mãos do primeiro-ministro, conforme o previsto.

A entrega do Prémio D. Dinis esteve agendada para a próxima sexta-feira, numa cerimónia com a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Na realidade eu não poderia, com coerência, ficar bem comigo mesma, receber um prémio literário que me honra tanto, cujo júri é formado por poetas, os meus pares mais próximos - pois sou sobretudo uma poetisa, e que me honra imenso -, ir receber esse prémio das mãos de uma pessoa que está empenhada em destruir o nosso país", explicou Maria Teresa Horta à Lusa.

"Sou uma mulher de esquerda"

"Sempre fui uma mulher coerente; as minhas ideias e aquilo que eu faço têm uma coerência", salientou a escritora que acrescentou: "Sou uma mulher de esquerda, sempre fui, sempre lutei pela liberdade e pelos direitos dos trabalhadores".
Para Maria Teresa Horta, "o primeiro-ministro está determinado a destruir tudo aquilo que conquistámos com o 25 de Abril [de 1974] e as grandes vítimas têm sido até agora os trabalhadores, os assalariados, a juventude que ele manda emigrar calmamente, como se isso fosse natural".
A autora afirmou que "o país está a entrar em níveis de pobreza quase idênticos aos das décadas de 1940 e 1950 e, na realidade, é ele [Passos Coelho], e o seu Governo, os grandes mentores e executores de tudo isto".
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/maria-teresa-horta-recusa-premio-das-maos-de-passos

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS


"Eis o meu segredo: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos. Os homens esqueceram essa verdade, mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas." (Antoine de Saint-Exupéry)O


essencial é invisível aos olhos. Quem ama vê além da aparência física e é isto que ama: a essência.

Antoine de Saint Exupéry

ALEGRIA,CARINHO,ILUSÕES é o essencial

Também temos de aprender a ver a vida com o coração e a escutar os nossos sentimentos---e que não é bom esconder o essencial,porque é invisível aos olhos; e,normalmente ninguém o sabe...

quando uma crança está alegre é porque comeu
Quando está carinhosa é porque alguém lhe deu um abraço
Quando tem boas notas escolares mostra-nas cheia de ilusões

Como no livro «O PRINCIPEZINHO» creio,que todos carregamos uma grande fantasia,mas se não a cuidarmos,ninguém nos prestará atenção.

FONTE:DO JORNAL O GAIATO:PADRE RAFAEL




sexta-feira, 14 de setembro de 2012

AZEITE

“Ao longo dos sécu­los, a dis­se­mi­na­ção da oli­veira em Por­tu­gal e no mundo deu ori­gem a uma cul­tura eco­no­mi­ca­mente muito impor­tante. O azeite é um ali­mento incon­tor­ná­vel que ofe­rece vários bene­fí­cios em ter­mos de saúde e bem-estar. A sua tec­no­lo­gia evo­luiu e hoje em dia pode­mos encon­trar vários tipos comer­ci­ais assim como diver­sas deno­mi­na­ções de ori­gem.uma abor­da­gem cul­tu­ral, cien­tí­fica e gas­tro­nó­mica do azeite nas suas várias apli­ca­ções.

sábado, 8 de setembro de 2012

SHAKESPEARE

Eu aprendi...
.que ignorar os fatos não os altera.que quando se nivelar com alguém, apenas está permitindo que essa pessoa continue a magoa lo;
.que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
.que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;
que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;
.que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu
.que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;
.que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
.que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;
.que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.




William Shakespeare

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ADRIANO MOREIRA PROFESSOR



A nossa vida na terra é momento único,só temos uma oportunidade de fazer alguma coisa.
A.M. dia em que fez 90anos


terça-feira, 28 de agosto de 2012

FAMILIA DE MEUS SONHOS



família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos que não causam frustrações.
É aquela em que pais e filhos têm a coragem de dizer uns aos outros:
“Eu amo-te”;
“Eu exagerei”;
“Desculpem-me”;
“Vocês são importantes para mim”.


Na família dos meus sonhos, não há heróis nem seres extraordinários, mas amigos.
Amigos que sonham, amam e choram juntos.
Nela, os pais riem quando perdem a paciência
E os filhos troçam da sua própria teimosia.
A família dos meus sonhos é uma festa.
Um lugar simples, mas onde há gente feliz.”

Fonte :blog por um mundo melhor

domingo, 26 de agosto de 2012

NEIL ARMSTRONG

O primeiro homem a pisar a Lua morreu aos 82 anos, semanas depois de ter sido submetido a uma cirurgia ao coração. Há poucas semanas, Armstrong tinha sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao coração para aliviar uma artéria que estava bloqueada.
Em 1968 os olhos de todo o mundo estavam virados para este astronauta,que pisou a lua pela 1ªvez.

FONTE:JORNAL PUBLICO


terça-feira, 21 de agosto de 2012

CARLOS DO CARMO CANOA



Canoa de vela erguida,
Que vens do Cais da Ribeira,
Gaivota, que andas perdida,
Sem encontrar companheira

O vento sopra nas fragas,
O Sol parece um morango,
E o Tejo baila com as vagas
A ensaiar um fandango

[refrão:]
Canoa,
Conheces bem
Quando há norte pela proa,
Quantas docas tem Lisboa,
E as muralhas que ela tem

Canoa,
Por onde vais?
Se algum barco te abalroa,
Nunca mais voltas ao cais,
Nunca, nunca, nunca mais

Canoa de vela panda,
Que vens da boca da barra,
E trazes na aragem branda
Gemidos de uma guitarra

Teu arrais prendeu a vela,
E se adormeceu, deixa-lo
Agora muita cautela,
Não vá o mar acordá-lo

FAMILIA E EDUCAÇÃO


A participação da família no projecto educativo
AUTORA: Raquel Martins |
A participação da família no projecto educativo e na vida da instituição educativa
- as expectativas dos pais face às escolas
- as práticas de relação
- processos de colaboração
O conceito de educação condiz e interliga-se com o conceito de socialização por ambos serem processos através dos quais o homem se forma, se define, se constrói como pessoa, e se realiza durante toda a vida: o homem/pessoa educa-se ao longo da própria existência, em recíproca comunicação com o ambiente sócio-cultural dominante.
Tendo em atenção este conceito e sendo a família o primeiro contacto da criança que nasce, o seu primeiro mundo, o universo em que vai desenvolver e onde se mantém por tempo proporcionalmente longo, é óbvio que é à família que compete educar em primeira-mão, não só durante as primeiras faixas etárias – durante a infância, mas também na adolescência e juventude.
A educação diz respeito à formação dos jovens e ao conjunto dos princípios e dos meios através dos quais as sucessivas gerações vão transmitindo as riquezas da cultura. Assim, a educação traduz-se num esforço consciente por parte dos adultos, com a finalidade de integrarem os jovens numa vivência de grupo onde, pelo conhecimento das técnicas de uso, de produção e de comportamento orientados pelos valores, a sociedade consegue revelar-se de forma mais ordenada e pacífica.
Neste processo de educação temos as instituições consideradas as mais vocacionadas como agentes de educação – Escola e Comunidade, que deverão ser e estar concordantes e colaborantes. Neste contexto é necessário estabelecer e/ou intensificar um diálogo responsável, construtivo e realista, entre a família e a escola, sem que nenhuma perca de vista o âmbito das próprias competências e, muito menos, os respectivos direitos específicos. A tarefa não é fácil, mas impõe-se uma grande abertura de ambas as partes para poder ajudar no exercício da função educativa das crianças.

FONTE:INTERNETE



sexta-feira, 17 de agosto de 2012

TRABALHAR PARA DESCANSAR


O padre jesuíta Vasco Pinto Magalhães, autor de diversas obras de espiritualidade, considera um erro limitar o número de feriados ou dias de férias para procurar aumentar a produção dos trabalhadores
D.R. | Padre Vasco Pinto MagalhãesTempo livre, tempo de descanso, no comum, férias. O tempo dilatado onde os ponteiros do relógio devem parar para que o equilíbrio seja restabelecido. Um novo fôlego que pode levar à contemplação, criatividade, procura de Deus ou simplesmente ao encontro com o outro. Vasco Pinto Magalhães, sacerdote jesuíta, aborda estes e outros temas, antecipando ainda o seu novo livro, ‘Só avança quem descansa’.
Falar em férias implica falar em descanso. Descanso em Deus ou descanso para Deus?
Vasco Pinto Magalhães (VPM) – As duas coisas. Este é um tema de que gosto muito de falar, porque não é nada um tema lateral. Às vezes pensa-se que se descansa para trabalhar, mas eu penso que devíamos trabalhar para descansar. Aliás, acabo agora de escrever um livro, que ainda não está publicado, que tem o título ‘Só avança quem descansa’.
O tempo de férias pode ser muito ambíguo, porque é uma paragem no trabalho que às vezes visa mais o descanso físico e psicológico do que o descanso espiritual. O que nos descansa é o equilíbrio, a boa consciência e não se pode descansar uma parte sem a outra. Muitas vezes não se descansa nada nas férias porque se está cheio de pressa de fazer coisas e depois é um engano, porque a pressa e o medo ou ansiedade tiram-nos qualquer descanso!
Por isso as férias têm de trazer a calma e a serenidade?
VPM – Sim, e portanto não implicam ter de passar por muitos locais extraordinários - que ajudam, porque somos corporais -, mas trata-se mais de uma atitude interior. Estar descansado é estar em paz, em paz consigo mesmo, em paz com os outros: às vezes pode estar-se descansado com muito trabalho.

FONTE:PROGRAMA ECLESIA,NA 2


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

POLITICA , VIDA

Chegou a hora, não é mais tolerável que este povo continue adormecido e não responda ao apelo de "A Portuguesa".
O povo não pode continuar adormecido e deixar que uns tantos o conduzam à miséria.
Há que responsabilizar criminalmente todos aqueles que, por incompetência, inércia, corrupção ou em proveito próprio, desbarataram a coisa pública que lhes tinha sido confiada por gente de bem e de boa-fé.
Não podem alegar, em defesa própria, que são julgados nas urnas pelo voto popular. O voto popular julga opções políticas e não a má gestão da coisa pública. O julgamento desses cabe aos tribunais que têm por missão fazer justiça em nome do povo. Se não o fizerem, não nos servem de nada.
É de louvar a atitude da Associação Sindical dos Juízes Portugueses ao pedirem ao executivo as contas de alguns ministérios do anterior executivo e ao participarem ao MP o que julgam ser gastos abusivos. Pena é, que outros sindicatos e associações de cidadãos não tenham tido igual atitude. Esperemos que o MP também cumpra com a parte que lhe compete.
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar,
Para um povo que se diz civilizado, são as armas da democracia (o voto, a rua e os tribunais). Como povo, devemos permanecer serenos, sem todavia tolerar a hipocrisia e a mentira políticas. De uma vez por todas, não devemos continuar a tolerar os políticos que nos vendem gato por lebre, consoante estão na oposição ou na bancada do governo.

FONTE BLOG DO MANEL.SAPO

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

TRABALHO

Enquanto o animal se acomoda ao que a natureza dá, o homem, em ordem à satisfação das suas necessidades, transforma-a. O trabalho consiste neste intercâmbio entre o ser humano e a natureza: acolhe a natureza, transforma-a e, nesta transformação, não só recolhe o que precisa para as suas necessidades como se transforma a si próprio, humanizando-se, ao realizar possibilidades.

Na medida em que forma a pessoa e configura as relações sociais, o trabalho, para lá de meio de sobrevivência e realização do indivíduo, adquire o sentido amplo de serviço à sociedade, tanto no trabalho manual, industrial, como no trabalho intelectual, espiritual. Por isso, o desemprego não é só desastroso por pôr em causa os meios de vida, mas também porque fere a dignidade pessoal e marginaliza, impedindo a identidade própria no contributo para a realização da sociedade.


FONTE:D.N texto de Anselmo Borges

domingo, 5 de agosto de 2012

COMPAIXÃO


A compaixão pode resumir-se a tratar os outros como queremos que nos tratem a nós. A relação de Deus com o ser humano é de compaixão. Deus é benevolente, o que concede misericórdia. Deus é o Beneficente, o Todo Misericordioso . A Paz que os princípios do ser humano que se relacionam
com os outros a partir da interiorização dessa espiritualidade, desejando para o Outro o que deseja para si próprio; procurando a Justiça na relação com o Outro mesmo quando, ou até especialmente quando, contra si próprio.

Compaixão é um conjunto de emoções. Um compromisso de interajuda e de interação. Não é a simples palavra de consolo que oferecemos quando adivinhamos dor no olhar do outro, é acima de tudo parar e ouvir num compromisso de confiança e partilha que permite interagir com o sofrimento alheio transmitindo-lhe conforto e alivio e principalmente dizer-lhe que ele não está só.. É combater o ego, o eu, eu, eu e transformar em nós, nós, nós. Tal como disse o Profeta Isaías “transformemos as nossas espadas em charruas ou arados”, hoje apelemos às pessoas para que deixem as armas substituindo-as por Diálogo e Amor para com o Próximo, diminuindo ou mesmo abandonando o Ego, para que tenhamos um Mundo Melhor, aquele que Deus nos deu para nele vivermos em Paz e Harmonia não só entre os seres humanos mas também em harmonia com a Natureza de que somos Regentes e que tão mal temos vindo a cuidar.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

AMIZADE E VERDADE

Platão foi discípulo de Sócrates, e Aristóteles foi discípulo de Platão. Na Academia, Aristóteles era o discípulo que Platão mais admirava, chamando-o inclusive de "A Inteligência"; e da mesma forma, Aristóteles nutria grande admiração pelo seu mestre, eram grandes amigos.

Aí é que entra uma história. Certo dia, entre amigos, Aristóteles discordou de Platão, sendo que foi indagado pelos presentes: "Mas você não é amigo de Platão?" O que Aristóteles respondeu: "Sim, sou amigo de Platão, mas sou mais amigo da verdade!".

Fonte:Bloger de sanderson

terça-feira, 31 de julho de 2012

JOSE HERMANO SARAIVA

Julio Machado Vaz escreve na sua página do Facebook uma das melhores análises do que representou José Hermano Saraiva:
"Amigos meus dizem que nem sempre José Hermano Saraiva e o rigor histórico andavam de mãos dadas. Quem sou para duvidar deles? Mas o psi arrisca uma opinião - ele partia da História e desatava a contar histórias sobre ela. E as histórias pedem capitel ali, vidro transformado em vitral aqui, invasão por traços da personalidade do narrador que as torne mais amadas por si e pelos ouvintes. E por isso ele influenciou gerações, que sorriam perante a sua enorme e expressiva paixão narrativa. E as paixões não primam pelo rigor:)".

fONTE:DO BLOG IV Republica

sexta-feira, 27 de julho de 2012

JOGOS OLIMPICOS 2012


21H34 - É hora de homenagear o serviço de saúde britânico...



21H32 - A ação volta para o relvado, onde será hasteada a bandeira do Reino Unido, ao mesmo tempo que toca o hino britânico.
21H30 - A Rainha Isabel II é agora o centro das atenções...

21H27 - E agora chega mesmo Rainha Isabel II ao Estádio Olímpico. E, num gesto à 007 - com direito a música e tudo -, atira-se de paraquedas para o relvado...

- Curta metragem muito bem conseguida, com alguma dose de humor...
21H25 - É agora exibida uma curta metragem, com a presença de Daniel Craig, o mais recente ator de 007. E, (imagine-se!), até a Rainha Isabel II está neste pequeno vídeo... 21H24 - Aí está, ao alto, o símbolo dos Jogos Olímpicos! Até os elementos que fazem a coreografia se mostram maravilhados com o momento!
21H22 - Iluminam-se agora, aos poucos, os cinco anéis que representam o símbolo dos Jogos Olímpicos...
21H20 - Continua a ser representada a Revolução Industrial, com muita música e movimento. Há pouco foi retratada uma revolta de trabalhadores, como símbolo da criação dos movimentos sindicais.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

PORQUE SERÁ

o homem que governa a RTP ganha mais 10 mil euros por mês do que o homem que governa Portugal
Deve ser porque Portugal, apesar de tudo, ainda tem salvação.


Fonte:Bloger P.pequeninos

sábado, 21 de julho de 2012

SER FELIZ






São Domingo de Gusmão.


Do púlpito da Catedral de Notre-Dame, pregava: "O homem para se feliz precisa de três coisas: das bençãos divinas, dos livros e dos amigos"

segunda-feira, 16 de julho de 2012

ESCRITA POETICA

Olhar as estrelas antes de dormir é não dormir. Pode -se lá adormecer depois de testemunhar um céu tão pequeno um universo tão diminuto. Se os nossos olhos conseguem abarcar num relance, astros que se diz estarem a biliões e biliões de quilómetros a arder, então é porque somos grandes , imensos, muito maiores ou impensáveis que o próprio cosmo. Há quem se sinta mínimo quando olha o céu… que engano! Como se pode ser ínfimo e só com um sentido abarcar Sóis de tantos planos e magnitudes. Esta é a tristeza humana : ser muito maior e cósmico do que a mente é capaz. Das trevas o Homem fez nascer a luz do Sol. Inventou o seu tormento. Frederico Mira George

domingo, 15 de julho de 2012

ESTILO MANUELINO ---MOSTEIRO DOS JERONIMOS


O Estilo manuelino, por vezes também chamado de gótico português tardio ou flamejante, é um estilo decorativo, escultórico e de arte móvel que se desenvolveu no reinado de D. Manuel I e prosseguiu após a sua morte, ainda que já existisse desde o reinado de D. João II. É uma variação portuguesa do Gótico final, bem como da arte luso-mourisca ou arte mudéjar, marcada por uma sistematização de motivos iconográficos próprios, de grande porte, simbolizando o poder régio. Incorporou, mais tarde, ornamentações do Renascimento italiano. O termo "Manuelino" foi criado por Francisco Adolfo Varnhagen na sua Notícia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém, de 1842. O Estilo desenvolveu-se numa época propícia da economia portuguesa e deixou marcas em todo o território nacional.

FONTE:NET

domingo, 8 de julho de 2012

GEOESTRATEGIA

Temos um posicionamento estratégico, de fronteira da Europa, que implica muitas desvantagens se nos focarmos exclusivamente no espaço europeu.

Por outro lado, se assumirmos integralmente e com orgulho a nossa diferença, talvez consigamos encontrar vantagens competitivas sustentáveis quer no mar quer na relação com África.

Sendo plenamente Europeus, devemos ser muito mais que uma cópia de má qualidade dos nossos pares da Europa Central. Somos Europeus com raio de acção que se estende de Berlim e Bucareste até Ouagadougou. E temos mar… MUITO mar.

POSTED IN CULTURA

quinta-feira, 5 de julho de 2012

BERLENGAS


Berlengas Reserva Mundial da Biosfera
A UNESCO atribuiu ao arquipélago das Berlengas, no passado dia 30 de Junho de 2011, a classificação de Reserva Mundial da Biosfera.
O comunicado oficial foi feito em Dresden, na Alemanha, depois do 23.º Conselho de Coordenação Internacional do programa "O Homem e a Biosfera" (MAB), ao qual a Câmara Municipal de Peniche concorreu em 2009. Já em 1997, o arquipélago das Berlengas foi classificado como Sítio da Rede Natura 2000, ao abrigo da Directiva Habitats, que veio reconhecer a importância da conservação desta área natural. Posteriormente, em 1999, as Berlengas foram classificadas como Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens, ao abrigo da Directiva Aves, encontrando-se o arquipélago ainda classificado pelo Conselho da Europa como Reserva Biogenética.Com este reconhecimaento, as Berlengas são assim a quinta Reserva Mundial da Biosfera em Portugal, depois das ilhas do Corvo, Flores e Graciosa, nos Açores, e do Paul do Boquilobo, situado entre a confluência do rio Almonda e rio Tejo nos concelhos de Torres Novas e Golegã.

Com uma extensão total aproximada de 9.560 ha, a Reserva Natural das Berlengas compreende uma vasta área de reserva marinha, situada na envolvente do arquipélago, a cerca de 6 milhas para ocidente do Cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche. O arquipélago é composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos: a Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. A importância das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de importante património arqueológico subaquático são alguns dos factores que contribuíram para a classificação do arquipélago como Reserva Natural.

Fonte: ICNB

segunda-feira, 2 de julho de 2012

A VIDA

A vida. Não é uma jornada, não é um caminho, não é um desafio. A vida é uma curta passagem que temos de saber aproveitar. Tudo muda numa hora, num minuto, num segundo! O que parecia tão estável há pouco agora pode nem mais existir.
São-nos dadas algumas poucas oportunidades. E nós teimamos que se for daqui a bocado não vai fazer diferença, se for amanhã também dá. Temos a mania que controlamos o tempo, porque o julgamos nosso. Temos a certeza que amanhã aquelas coisas a que já nos habituámos vão estar ali, da mesma forma. Esquecemo-nos...esquecemo-nos do quão efémera é a vida. Sujeitamo-nos às suas adversidades de peito feito como se de super heróis nos tratássemos. Pensamos sempre que o dia depois vai chegar, que ainda só vivemos um pouco do que temos para viver. Ousamos até pensar que os "amo-te" e os "quero-te" são para os momentos indicados. Que as demonstrações de afecto não podem ser desperdiçadas nas banalidades do dia porque perderão o sentido.
Mas quando dermos conta, os sorrisos enevoaram-se, os abraços perderam-se e as palavras...as palavras ficaram por dizer.
E aí pensamos: "Porque é que não disse? Porque é que não fiz?"
A vida é injusta, é. Mas nós também o somos para connosco e para com os outros.
Não vamos ter tempo de nos despedir de todos aqueles que entraram na nossa vida (e talvez acabaram mesmo por sair). Não vamos porque vamos sempre pensar que amanhã eles estão aqui. Vão estar, vão sempre estar!
Sei que falar é fácil, fazer é difícil.


FONTE:Do Blogue,Alexandra Almeida

terça-feira, 26 de junho de 2012

INCENTIVAR AS CRIANÇAS A LER

Eduardo Sá diz-nos que não se educa com bons conselhos, mas com bons exemplos. Lembrei-me dessa premissa, ao deparar com este post da Paula: depois da minha filha mais nova (8 anos) saber que eu estava a participar no Clube de Leitura Bertrand, achou que também ela deveria ter um Clube do Livro. É bonito ver como ela e as outras crianças se entusiasmaram, mas, mais bonito, é ver o empenho e o interesse da Paula pela iniciativa da filha.

E volto às palavras de Eduardo Sá: não adianta dizer aos filhos que devem ler, quando os pais não têm hábitos de leitura; assim como não adianta dizer-lhes que não comam tantos doces e batatas fritas, quando os pais se afogam em fast-food; ou como não adianta dizer-lhes que é feio mentir, quando eles assistem, quase diariamente, como os pais mentem às pessoas com quem falam.

Os bons exemplos e, acima de tudo, o interesse que os pais mostram pelas coisas dos filhos, fazem crianças felizes. E crianças felizes têm mais probabilidades de se tornarem em adultos felizes.

FONTE:BLOGUE DA PAULA

domingo, 24 de junho de 2012

ECONOMIA POLITICA


Eu não diminuo o valor moral de não se gastar mais do que o que se ganha, mas não o transformo numa descrição do "estado natural" da economia. É bom princípio, mas não chega. Há dez anos era racional pagar um empréstimo da casa, em vez de um aluguer. Hoje não é, mas isso não torna irracional e irresponsável a decisão do passado. Os "ajustadores" hoje dirão que é "natural" que percam a casa, o emprego, o salário, porque isso é que é a "verdade" da economia, o preço da restituição pelo "ajustamento" à "verdade" de que a economia se desviou pela perversidade da política. Mas algum economista "ajustador" lhes disse há dez anos para não comprarem casa própria, para não se endividarem, porque iam perder o emprego na década de 2010? Nenhum, nem Medina Carreira.

Na verdade, a única economia que conta é a "economia política", que é aliás a de Adam Smith, Marx, Schumpeter, Keynes, Friedman, e tantos outros. E se há coisas que eles sabiam é que se existisse esse "estado natural" perfeito não haveria economia, e que há "ruído" nas sociedades humanas, e os economistas que não o ouvem são maus políticos. Não há "leis da economia", como não há "leis da sociedade", há pessoas, interesses, grupos, ideias, diferentes escolas e diferentes soluções, diferentes tempos e diferentes modos. Eu não sou relativista porque não penso que valha tudo o mesmo, e porque nós podemos escolher. Em democracia esta escolha faz-se pelo voto, e não se vota em teorias sobre as "leis da economia", nem em experiências de laboratório. Felizmente, o voto ainda não está "ajustado", apesar de alguns esforços europeus. Felizmente, a opinião ainda não está "ajustada", apesar de alguns esforços portugueses. FONTE:Publico 16 de junho de 2012

sábado, 23 de junho de 2012

TROIKA

o Programa da Troika não funciona porque em vez de reduzir a divida pública se propõe aumentá-la em mais de 15%. Não funciona, porque em vez de reduzir a despesa pública improdutiva tolera o seu aumento e permite a proliferação de excepções às medidas de austeridade a todos os grupos de interesses mais favorecidos e poderosos. Não funciona, porque em vez de aumentar o trabalho aumenta os impostos. Não funciona, porque deixa intocados todos os cancros e grupos de interesses que minam a sociedade Portuguesa.

Por isso, a pergunta que se impõe não é saber se vamos ajustar o Programa da Troika mas o que é que o Governo pensa fazer para ultrapassar as suas limitações e incoerências.

FONTE:NET,

quarta-feira, 20 de junho de 2012

G20


“Confiança” terá sido a palavra que marcou a cimeira do G20 que ontem terminou em Los Cabos, no México. Com a crise de dívida da Europa no centro das atenções, os líderes das maiores potências económicas mundiais receberam garantias dos países da Zona Euro de que serão tomadas, nos próximos dias, medidas concretas para acalmar os mercados e acelerar a recuperação da estabilidade financeira. Uma das propostas discutidas foi a utilização dos fundos europeus de estabilização para comprar títulos de dívida de países em risco, como Espanha e Itália.
Os termos da medida não foram, porém, especificados em Los Cabos, tendo ficado a discussão remetida para reuniões de âmbito europeu.

Na cimeira, o debate centrou-se em grande parte nas questões da banca europeia e na necessidade de apertar o controlo ao sector, através da integração fiscal. "Apoiamos a intenção de considerar passos concretos no sentido de uma arquitetura financeira mais integrada", sintetizava o documento final da reunião.

O intento, explica o texto, é centralizar a supervisão das entidades financeiras em Bruxelas, através da nova união bancária europeia. A iniciativa, que pretende evitar a repetição do presente caos, é, na visão de alguns líderes europeus, uma ameaça à autonomia dos países.

Paises mais ricos.


AFRICA DO SUL -- ESPANHA-- EUA--
ALEMANHA-- FRANÇA
ARGENTINA -- ITALIA---ARÁBIA SAUDITA -- -- INDIA--AUSTRALIA-- INDONÉSIA
BÉLGICA INGLATERRABRASIL JAPÃOCANADÁ RUSSIACHINA TURQUIA
COREIA DO SUL

terça-feira, 19 de junho de 2012

SERAS FELIZ

Quando interiorizares que é na partilha que se faz vida e não nos prazeres egoístas...
Quando souberes que o "venha daí esse abraço" não precisa de um conhecimento prévio porque somos todos estranhos até nos conhecermos...
Quando, enfim, tudo isto te for o elementar do Ser para ser...
...então serás feliz, porque não confundiste ser com parecer, nem vida com acumulação de coisas que não serão tuas para sempre, nem liberdade com ditames sociais.

E então, entenderás tão bem o conto que recordas sorrindo e que te lembro:

Uma mulher que pedia esmola um dia recebeu uma rosa em vez de moedas. Apertou a flor contra o peito e durante uma semana não foi vista. Oito dias depois voltou a aparecer no local de sempre.

Perguntaram-lhe então: "de que viveu durante este tempo"?
E ela respondeu:
- Da rosa!.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

TEMPO

Quando oferecemos uma porção do nosso tempo estamos a oferecer uma porção da nossa vida. A vida é tempo. O tempo é um recurso precioso que devia ser mais bem aplicado a quem e ao que merece a pena.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

GLOBALIZAÇÃO

A crise que hoje atravessamos é devida á falta de leis justas.
A globalização transformou -se em algo moralmente inaceitável,a dignidade do trabalho deve colocar se no coração da globalização.
A prevenção do meio ambiente.
Organizar uma nova globalização em torno do desenvolvimento económico.Deve haver dialogo social.
É precizo criar Instituições e instrumentos, para uma resposta global á crise.
O trabalho é fundamental para a identidade e dignidade humana.
A qualidade do trabalho define, a qualidade moral da sociedade,tem que haver um repensamento global justo,criando oportunidades para todos.

Fonte:net

terça-feira, 12 de junho de 2012

COMUNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA

A 12 de junho assinala-se a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), juntamente com Espanha, no que representa a entrada dos dois países ibéricos no projeto europeu que tem origem nos Tratados de Roma de 1957.
Hoje é dia de recordar a entrada de Portugal para o projeto europeu, com a assinatura do tratado de adesão à CEE a 12 de junho de 1985, quando Mário Soares era líder do IX Governo Constitucional.
Portugal vivia uma grave crise financeira, com um governo de coligação entre PS e PSD, que se viria a diluir após a assinatura deste tratado. Em outubro de 1985, a coligação desfaz-se, com a dissolução da Assembleia da República.
A entrada para a CEE constituiu um facto histórico, na medida em que permitiu a Portugal abraçar o projeto europeu, nascido dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.
Depois do Tratado de Maastricht, em 1992, a CEE passa a chamar-se “Comunidade Europeia”. E também no Tratado de Maastricht, cria-se oficialmente a União Europeia, que atualmente reúne 27 países do Velho Continente. Hoje é dia de recordar a assinatura que marca a adesão de Portugal à CEE.

fONTE C.da M.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

FAMILIA-ESCOLA



Pais que participam das reuniões, festas de confraternização, exposições de trabalhos e demais atividades pedagógicas oferecidas pela escola, demonstram para o seu filho o interesse por seu desenvolvimento.
O reconhecimento dos pais sobre as descobertas e realizações que acontecem no espaço escolar favorece a autoestima da criança. A autoestima amplia o grau de confiança que ela tem em si mesma para enfrentar novos desafios, dominar novas habilidades e conquistar o seu lugar no grupo.
Elogios, como forma de reconhecimento, são importantes. Porém, ações sempre têm maior valor do que palavras. Dedicar um tempo para ir à escola de seu filho é, sem dúvida, uma prova de amor. Sentindo-se amada e valorizada, a criança estará plenamente feliz e com vontade de aprender cada vez mais.


- professora Ana Maria de Andrade -FONTE-NET

quinta-feira, 7 de junho de 2012

FERIADO CORPO DE DEUS 2012


feriado do Corpo de Deus é hoje celebrado pela última vez em Portugal, antes de ser suspenso durante cinco anos por determinação do Governo.

Assim, a partir de 2013, este feriado à quinta-feira deixa de existir, pelo menos até 2017, e a festa religiosa do Corpo de Deus passa a ser celebrada no domingo seguinte, à semelhança do que já acontece em muitos países da Europa.
O Corpo de Deus era até hoje um feriado nacional religioso, móvel, que se celebrava na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).
No entanto, no ano passado, o Governo decidiu reduzir os feriados nacionais, impondo como regra o fim de dois religiosos e dois civis, com o objetivo de aumentar os esforços para superar a crise económica e financeira que o país atravessa.
No início de maio, a República Portuguesa e a Santa Sé chegaram então a acordo sobre a redução dos feriados religiosos, decidindo suspender por cinco anos o feriado do Corpo de Deus e o de Todos os Santos (01 de novembro).

O Governo avisou, contudo, que a suspensão dos feriados será reavaliada ao fim de cinco anos.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

FRASES DE SABEDORIA

Não é digno de saborear o mel, aquele que se afasta da colméia com medo das picadelas das abelhas. (William Shakespeare)


Não somos o que deveríamos ser, não somos o que queríamos ser, não somos o que iremos ser, mas, graças a Deus, não somos o que éramos. (Martin Luther King)


Os homens prudentes sabem tirar proveito de todas as suas ações, mesmo daquelas a que são obrigados pela necessidade. (Maquiável)
Aprenda como se fosse viver para sempre. Viva como se você fosse morrer amanhã. (Gandhi)
Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro do coração. (Leonardo da Vinci)
A coisa mais importante que os pais podem ensinar a suas crianças é como ir em frente sem eles. (Frank Clark)

Fonte: net.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

PRESIDENTE RECEBEU PRINCEPES DAS ASTÚRIAS

Os príncipes das Astúrias, Felipe e Letizia, já estão no Palácio de Belém onde vão almoçar com o Presidente da República, Cavaco Silva, a primeira-dama, Maria Cavaco Silva e 20 jovens empreendedores portugueses. Felipe e Letizia, herdeiros aos trono de Espanha, aterraram esta manhã no aeroporto de Figo Maduro e fizeram uma visita ao Mosteiro dos Jerónimos onde depositaram uma coroa de flores em homenagem ao escritor Luiz Vaz de Camões. Os príncipes das Astúrias estão em Portugal para uma visita de três dias, que decorrerá em Lisboa e em Braga e terá uma componente política, empresarial, científica e cultural, de acordo com o programa oficial divulgado pelo ministério dos Negócios Estrangeiros. Após o almoço com Cavaco Silva no Palácio de Belém, o casal real e respetiva comitiva deslocam-se à Assembleia da República, para um encontro com a presidente do Parlamento, Assunção Esteves, a que se seguirá uma reunião com a comunidade espanhola residente em Portugal prevista para o final da tarde, na residência do embaixador de Espanha em Lisboa. 12:36 - 30-05-2012

segunda-feira, 28 de maio de 2012

SEJA FELIZ VOCE MESMO

Uma rosa não vive tentando ser uma flor de lótus, nem uma flor de lótus vive tentando ser uma rosa, e é por isso que elas não são neuróticas". Do livro do homem .De Hsho.

domingo, 27 de maio de 2012

RUSSIA MEDO DE PERDER SÍRIA PARA OCIDENTE

O apoio da Rússia ao presidente sírio Bashar al-Assad é visto por analistas como uma estratégia do governo russo para manter um aliado tradicional na região, existindo o temor de que uma Síria pós-Assad possa fazer parte da esfera de influência dos Estados Unidos. Segundo eles, a Rússia tenta preservar seus interesses militares e comerciais na Síria após perderem a queda de braço com o Ocidente em relação à Líbia, quando europeus e americanos interviram militarmente em favor dos rebeldes líbios, deixando russos e chineses em posição inferior. Desta vez, de acordo com analistas, a Rússia usou seu poder de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas para barrar uma ação mais forte contra o regime de Damasco e se manter em uma posição mais forte em relação ao Ocidente, ditando as regras. No último sábado, dia 4, a Rússia e China vetaram uma resolução dos países ocidentais e apoiada pela Liga Árabe que exgia um fim à violência do governo sírio contra a população civil e a renúncia do presidente Assad. "Os russos ainda usam uma diplomacia caracterizada por desafiar os Estados Unidos e os outros países ocidentais, além de preservar seus interesses no Oriente Médio a qualquer custo", disse o cientista político Fares Ishtay, da Universidade Libanesa. FONTE:CORREIO DA MANHÃ

quarta-feira, 23 de maio de 2012

CIENCIA

Esta semana, os problemas do coração estiveram esmalta no meio científico, segunda-feira soube-se que uma equipa de investigadores de Coimbra identificou um novo mecanismo responsável por falhas de comunicação entre células do coração que pode estar na origem das doenças cardíacas. Tambem: avanço conseguido por uma equipa israelita abre uma nova esperança no que respeita ao desenvolvimento de uma terapia capaz de curar o coração de um doente, recorrendo ás suas proprias células.Cientistas-tiram celulas da pele para curar o coração.Uma das vantagens desta técnica está em poder evitar-se o risco de rejeição por parte do sistema imunitário do doente, já que, ao serem usadas células reprogramadas do próprio paciente, o seu organismo não as considerará estranhas. Outro risco, o de as células implantadas poderem depois transformar-se em tumores, pode também ser contornado, afirmam os cientistas. Ler mais: http://expresso.sapo.pt/=f728081#ixzz1vi3othVIente .Fonte jornal Expresso 23,5,2012

segunda-feira, 21 de maio de 2012

C. TRAUMATOLOGIA GRAVE NOS HUC

HUC inauguram centro para tratamento de traumas graves Os hospitais da Universidade de Coimbra inauguram hoje o centro de trauma grave. O serviço concentra a grande traumatologia. O Centro de Trauma é uma das seis medidas estruturantes para o recém-criado Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. 21.5.2012 Fonte RTP

domingo, 20 de maio de 2012

ACADÉMICA GANHA TAÇA DE PORTUGAL

A segunda Taça de Portugal à Briosa.Coimbra está de Parabens. Quarenta e três anos depois da última presença no Jamor, a Académica venceu este domingo o Sporting por 1-0 e conquistou a sua segunda Taça de Portugal. m golo de cabeça de Marinho, logo aos quatro minutos, valeu o triunfo dos estudantes. A equipa de Pedro Emanuel demonstrou uma grande união e conseguiu contrariar o favoritismo do Leão, que deixou uma imagem muito pálida no Estádio Nacional.No Jamor. Apesar da superioridade no encontro, a formação de Sá Pinto sentiu muitas dificuldades para chegar com perigo à baliza dos ‘estudantes’. O holandês Ricky Van Wolfswinkel foi a imagem da desinspiração da equipa leonina. Na primeira vez que a Briosa chegou à baliza adversária, David Simão abriu para Diogo Valente, este cruzou para o segundo poste e Marinho aproveitou a desatenção da defesa leonina para inaugurar o marcador. A Académica ganhou a primeira Taça em 1939,há 72 anos. Fonte:Correio da Manhã

sábado, 19 de maio de 2012

ENCONTRO

Compaixão... Jesus se encontra diante de um leproso. Uma pessoa que não tinha ninguém por ele, não havia lei que o favorecesse. Leprosos eram excluídos do convívio da comunidade e considerados malditos por Deus. Aquele leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, demonstrando humildade e confiança lhe suplica a cura. Jesus, cheio de compaixão, o toca e o cura. A compaixão está acima da lei, pois não era permitido tocar num leproso e, quem o fizesse, ficaria impuro. Curando-o, Jesus manifesta a presença do Reino na história humana. Cada um de nós está representado neste leproso... É preciso que nos aproximemos de Jesus com a humildade e a confiança de que seremos curados. E a lição que Jesus nos ensina nesse episódio é que devemos ter compaixão de nossos irmãos, principalmente dos excluídos. Fonte:- Ir. Jailda.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

MERCADINHO DO BOTANICO

O Mercadinho do Botânico é uma boa sugestão para quem procura produtos de agricultura biológica e defende hábitos de consumo sustentáveis e amigos do ambiente. A decorrer todos sábados, na Alameda de S. Bento do Jardim do Botânico da Universidade de Coimbra (entrada pela calçada Martim de Freitas – junto aos Arcos do Jardim), aqui é possível encontrar fruta, legumes, plantas aromáticas e medicinais, flores, doces, compotas e outros produtos provenientes de pequenas explorações agrícolas da região. De entrada gratuita, o Mercadinho do Botânica tem como objectivo servir de ponto de escoamento de produtos de agricultura sustentável, incentivar o desenvolvimento da agricultura biológica na região, facilitar a procura de produtos de qualidade aos consumidores com consciência ecológica, proporcionar a troca de informação de alternativas aos produtos convencionais, bem como contribuir para o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis e amigos do ambiente. Horário: 9h/13h Todos os sabados Local: Entrada do Jardim Botânico Fonte Email da Camara Dr.Branca

domingo, 13 de maio de 2012

Fátima

Fátima, 13 mai (Lusa) - Vinte e dois bispos e 265 padres concelebraram hoje a eucaristia da peregrinação de 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo cardeal Gianfranco Ravasi, responsável pelo Conselho Pontifício da Cultura. A peregrinação, iniciada no sábado, terminou às 13:00 de hoje com a tradicional procissão do adeus, momento de emoção para milhares de peregrinos que, com lenços brancos, acenam à passagem da imagem da Virgem que recolhe à Capelinha das Aparições. No final das cerimónias, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, sublinhou que Fátima "é um lugar materno para a cultura contemporânea, que está a dar sinais de cansaço, de desencanto". 13.DE MAIO.2012

segunda-feira, 7 de maio de 2012

LABORATÓRIO DE NANOTECNOLOGIA

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, é um exemplo da "boa colaboração" entre Portugal e Espanha em projetos que visam o "reforço e cooperação científica e tecnológica", disse o diretor-geral daquela instituição. Em entrevista à Agência Lusa, José Ribas explicou que o INL "nasce do firme propósito dos governos de Espanha e Portugal de criar, na Península Ibérica, um centro de Investigação e Desenvolvimento capaz de se afirmar no palco internacional de ciência". Alvo de um protocolo em 2005, pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior portugueses e o da educação e Ciência espanhol, o INL é o resultado de uma aposta no "reforço e na cooperação científica e tecnológica", nomeadamente nas áreas de nanociência e nanotecnologia, para que seja possível a Portugal e Espanha "avançar para uma economia baseada no conhecimento". FONTE: Lusa

domingo, 6 de maio de 2012

DIA DA MÃE

Às Mães - às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, - às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez - talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado; - às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes; - às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar...; - às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho...; - também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe...e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício... A todas as Mães, a todas sem excepção, um Abraço e um Beijo cheios de simpatia e de ternura! E Parabéns, mesmo que ninguém mais vos felicite! E Obrigado, mesmo que ninguém mais vos agradeça! Fonte: APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

quinta-feira, 3 de maio de 2012

CASA DOS AFECTOS----AVEIRO


http://videos.sapo.pt/yhjRFZuZJLhDIZT
UM Parque dedicado ás emoções, repleto de detalhes que exigem tempo. Um pretexto para fugir ao frenesim e à falta de diálogo do dia-a-dia.
A chegada a Eixo, uma freguesia a poucos quilómetros de Aveiro, faz-se por ruas sinuosas. Uma vez no Largo Nossa Senhora da Graça, entra-se num mundo repleto de emoções. É o Lugar dos Afectos, projecto de vida da médica e escritora Graça Gonçalves que, na casa dos avós teceu uma rede de partilha onde não faltam pretextos para que cada um “chegue ao coração de si próprio e dos outros.
Ainda do lado de fora consegue-se espreitar para o interior deste parque que é um lugar para todos, inspirado nas histórias e personagens criados para os livros e jogos publicados pela Editora Gostar.
Pode-se começar por espreitar a Casa Gostar, após passar a Ponte da Solidariedade. Depois é só partir à descoberta de um percurso que deve ser feito primeiro pelo lado esquerdo, o do coração.
Atente-se nos pormenores, nas palavras e nas letras que ajudam a desvendar o grande segredo do Lugar dos Afectos. Pelo caminho, procure-se a simbologia da lua, das estrelas e das flores.

visitei-o hoje e gostei muito não conhecia.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENVELHECIMENTO ACTIVO- - - -2012

Luís Jacob, - Associação Rede de Universidades da Terceira Idade e professor de gerontologia, realizou uma análise sobre os idosos enquanto consumidores de cultura e lazer, tendo observado "alterações significativas" nos últimos anos.
"Temos hoje em dia idosos mais activos e intervenientes e que procuram crescentemente actividades de lazer e culturais, fruto do seu maior grau de escolarização, de serem autónomos [durante] mais tempo e das portas que o mundo lhes abre, seja presencialmente, seja via internet", sublinha o especialista no estudo, a que a Lusa teve acesso.
Em 2000, apenas 13 por cento dos idosos afirmavam ler regulamente, número que cresceu para 22% em 2010. No mesmo período, aumentou de 11 para 31 a percentagem dos que fazem férias uma vez por ano.
"Olhando para o consumidor mais velho notamos várias diferenças entre a situação actual (2012) e [a de] há vinte anos (1990)", diz Luís Jacob, acrescentando: "Além de um número maior de idosos, estes são mais ricos, mais cultos, mais saudáveis e mais interessados".
Estas mudanças devem-se à "evolução positiva das condições de vida" ocorridas nos últimos anos em Portugal, salienta.

domingo, 29 de abril de 2012

A COESÃO SOCIAL

Explicada a formas de vida inteligente neste belíssimo texto do "António Barreto". Em tudo o que perdemos, em nome do progresso, incluem-se valores e tradições, culturas e liberdades, costumes e sentimentos cuja falta se faz sentir em permanência. A globalização, a metrópole, as massas, a rapidez, o automatismo, a competitividade e a uniformidade geraram valores contrários à comunidade humana, ao pensamento, à qualidade estética, ao brio e à compaixão. Nem sequer a dimensão do que se ganha é suficiente para esquecer o que se perde. Pode até ganhar-se mais, em proporção, do que se perde. Mas o que se perde é, muitas vezes, uma amputação de humanidade e de cultura (...). A coesão social é isso mesmo, o que junta os diferentes, mantendo-os, não os eliminando. A coesão que destrói diferenças, esbate interesses e remove contradições é uma coesão imposta, isto é, uma forma de despotismo. A coesão não implica unanimidade, nem consenso absoluto. Coesão implica justamente a ligação de diferentes. E implica liberdade e direitos humanos que fortalecem a coesão. A solidariedade, a associação e a entreajuda são infinitamente mais fortes quando repousam numa cultura forte de direitos individuais. Por isso sentimos, com razão, que a coesão social é factor a preservar em tempos de crise e transição. Sem coesão, podemos esperar o pior. Com coesão, para a qual devem contribuir cidadãos e autoridades, e empresas, seremos capazes de muito."

sexta-feira, 27 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DA TERRA

Todos os anos, a 22 de Abril celebra-se o Dia Mundial da Terra.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.
Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos que contestavam a guerra, Gaylord Nelson, desenvolveu esforços para conseguir colocar o tema da preservação da Terra na agenda política norte-americana.
A população aderiu em força à manifestação e mais de 20 milhões de americanos manifestaram-se a favor da preservação da terra e do ambiente.
Desde essa data, no dia 22 de Abril milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu comprimisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra.

FONTE-NET

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ANTERO DE QUENTAL1842-1891


Antero de Quental nasceu nos Açores (Ilha de S. Miguel, cidade de Ponta Delgada). Foi uma das figuras marcantes na poesia e na política na segunda metade do século XIX em Portugal.
Nasceu no seio de uma família profundamente religiosa. Estudou no Colégio do Pórtico, de Ponta Delgada, fundado e dirigido por António de Feliciano de Castilho. Em 1858 ingressou na Universidade de Coimbra, onde se viria a licenciar em direito em 1864. É neste período que entra em contacto com a obra de Kant, Hegel, Proudhon, Michelet, A. Comte e outros pensadores contemporâneos. Colabora no jornal O Académico.
Antero de Quental adere às ideias modernas do seu tempo (republicanismo na política, realismo na arte), destacando-se logo em 1865-1865, pelos ataques que faz aos defensores das concepções mais tradicionais em arte, na polémica conhecida como a Questão Coimbrã. Após a formatura,resolve aprender o ofício de tipógrafo na Imprensa Nacional (1866), seguindo logo a seguir para Paris onde apoia os operários.
Em 1868 fixou-se em Lisboa, onde funda com antigos colegas da universidade o Cenáculo, na Casa de Jaime Batalha Reis. Nesta fase distingiu-se como um grande paladino das ideias republicanas.
No ano da Comuna de Paris (1871), em Lisboa, organiza as célebres Conferências do Casino, que marcaram o inicio da difusão das ideias socialistas.
Em 1881 refugia-se em Vila do Conde. Numa carta datada de 7 de Agosto de 1885, a Carolina Michaelis de Vasconcelos, afirma que terminar o seu período poético e entrara no filosófico, pretendendo desenvolver e sistematizar a sua filosofia.
Em 1890 é chamado para encabeçar um movimento patriótico que opôs Portugal à Inglaterra em relação à partilha de África.Antero de Quental pertenceu à denominada "Geração de 70", que inclui Eça de Queiróz, Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Teófilo de Braga, Adolfo Coelho, Guerra Junqueiro, Gomes Leal e muitos outros, e que que assumiu como um grande objectivo a reforma cultural e social de Portugal.

sábado, 14 de abril de 2012

ACORDAI DE LOPES GRAÇA

Gomes Ferreira
--------------------------------------------------------------------------------

Acordai
acordai
homens que dormis
a embalar a dor
dos silêncios vis
vinde no clamor
das almas viris
arrancar a flor
que dorme na raíz

Acordai
acordai
raios e tufões
que dormis no ar
e nas multidões
vinde incendiar
de astros e canções
as pedras do mar
o mundo e os corações

Acordai
acendei
de almas e de sóis
este mar sem cais
nem luz de faróis
e acordai depois
das lutas finais
os nossos heróis
que dormem nos covais
Acordai!

Fonte:NET

sexta-feira, 13 de abril de 2012

NÃO SE É BOM POLITICO SEM SE SER BOM PARTICULAR

HÁ uns largos meses quando se procurava saber a dimensão do nosso descalabro económico-financeiro,e se apontava o dedo a quem se julgava culpado ,aqui como noutros paises europeus,ainda se sugeriu que os culpados fossem levados a tribunal,mas rápidamente a proposta se calou.
A crescente importancia que os valores da transparencia e responsabilidade adquiriram nestes ultimos tempos,trouxe de volta ao existir humano a ética.
É sua expressão a introdução dos mais variados exames e avaliações no nosso quotidiano.Talvez a avaliação de desempenho de cada um nas suas tarefas diárias,ainda se separe o profissional do pessoal.Mas o que a ética nos leva a perceber
,é que não é possivel ser-se bom politico se não se for bom particular,na relação e gestão da casa de cada um.
A construção de um povo,de uma nação,para lá de qualquer individuo ou familia em particular,é muito exigente e os que se candidatam á sua liderança deviam primeiro serem submetidos a um severo exame intelectual,ético e até espiritual,e um igual e interminável trabalho crítico de si e dos que lhe são mais próximo.

Fonte:Revista Cais-Fevereiro 2012 pág.3

quinta-feira, 12 de abril de 2012

História de dois Meninos

Duas crianças estavam patinando sobre um lago congelado. Era uma tarde nublada e fria; elas brincavam despreocupas. De repente, o gelo se quebrou e uma das crianças caiu na água. Vendo que o amiguinho se afogava debaixo do gelo, o outro menino pegou uma pedra e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo quebrá-lo e salvar seu amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
- Como fez isso? É impossível que tenha quebrado o gelo com essa pedra tendo mãos tão pequenas!
- Nesse instante apareceu um ancião e disse:
- Eu sei como ele conseguiu quebrar o gelo.
Todos perguntaram:
- Como foi?
O ancião respondeu:
- Não havia ninguém ali para lhe dizer que não podia fazer!

Albert Einstein afirmava:
"Se podes imaginar, podes conseguir".

Fonte:Autor Desconhecido

domingo, 8 de abril de 2012

BORBOLETAS



Sabia que as borboletas depois de ter completado seu ciclo de metamorfose elas se alimentam de néctar das flores e também de frutos maduros e suculentos?
No seu inicio de vida se dá a partir do momento que é gerado um ovo, deste ovo nasce uma lagarta que vive por vários dias tudo dependendo da espécie, esta lagarta alimenta se unicamente de folhas e também de flores. Depois do período de crescimento da lagarta esta se fixa em um casulo formado por seda, e ali faz sua metamorfose transformando-se em uma bela borboleta. O detalhe é que até mesmo esse lindo animal e também tão inofensivo e está em extinção pelo facto do uso de venenos e coisas relacionadas nas lavouras. Agora que você conhece um pouco deste lindo animal procure sempre estima-los.
.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

MANUEL ALEGRE DÁ GRAÇAS POR NÃO TER SIDO ELEITO PRESIDENTE

A confissão deste militante histórico do PS, que foi secretário de Estado, deputado, vice-presidente da Assembleia da República e por duas vezes candidato a Presidente da República, em 2006 e 2011, está escrita no prefácio que faz ao livro de Alfredo Barroso, A Crise da Esquerda Europeia.
Ao falar da crise do comportamento dos partidos sociais-democratas nos últimas décadas e a sua cedência às influências neoliberais, Alegre conclui que essa evolução da política europeia e da esquerda europeia contribuiu para o actual estado de coisas. E afirma, de seguida, no retrato que desenha desse caminho: "Até chegarmos à crise actual e à ditadura dos mercados e dos especuladores, em que poderes invisíveis, não sufragados, se sobrepõem ao poder legítimo dos Estados e à própria democracia. É minha convicção que, ou as democracias regulam os mercados, ou estes acabam com a democracia. Os governos nacionais perdem autonomia, os países transformam-se em protectorados." (pp. 10-11)
E é então que declara: "É muito penoso, para não dizer intolerável, assistir à vinda periódica de três funcionários de pasta na mão para dizer a este velho país o que tem de fazer. Sempre que os vejo, dou graças por não ter sido eleito Presidente, porque não suportaria tamanha humilhação."

FONTE--NOTICIA DE JORNAL--6.4.2012

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PORQUE PLANTAR UMA ÁRVORE

Quando as árvores abandonam a terra, a Água também se vai embora.."
Árvore, uma verdadeira máquina complexa e silenciosa.
Cada ser vivo tem seu lugar na natureza e realiza muitas tarefas. As árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza.
Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas por sua vez, absorvem o gás carbônico (Co2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos e a luz do sol, da qual todo o sistema da árvore depende para se desenvolver; este processo chama-se Fotossíntese: foto: luz, e síntese: colocar junto.
Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro.
As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fabricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes.
Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, a humidade escapa pela folhas na forma de vapor d'água e fica espalhada no ar, sendo que esse vapor se mistura com as partículas de poeiras que flutuam no ar ficando cada vez mais pesadas devido ao acúmulo e caem ao chão.
As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas.
As grandes quantidades de vapor de água libertadas pelas árvores ajudam a controlar o clima da região.
Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação.

Fonte Internete

segunda-feira, 2 de abril de 2012

PERDOAR

Alguns investigadores têm prestado nos últimos tempos um pouco mais de atenção ao conceito de “PERDAO”. Nas últimas duas décadas o assunto tem sido estudado em pormenor e chegam agora à conclusão de que ser capaz e perdoar pode mudar a vida das pessoas.
As situações que deixam atrás de si um rasto de mágoa são frequentes na relação interpessoal. Perder a confiança em alguém, ser humilhado, traído, é das coisas mais vulgares e prováveis de acontecer.
Ser capaz de perdoar quem nos fez mal já é mais difícil, mas os estudos mais recentes revelam que essa capacidade de perdão traz consigo inúmeras vantagens físicas, mentais e emocionais, desde desenvolver um sistema imunitário mais forte até à minimização do risco de ataques cardíacos, passando ainda pelo acréscimo da autoestima, melhores competências emocionais e mentais, melhor capacidade de decisão e relações interpessoais mais saudáveis, além de baixar o risco de quadros depressivo.
Perdoar não significa que a pessoa se expõe de novo a uma potencial agressão, implica alterar o comportamento futuro de modo a evitar novas agressões, tanto quanto possível. Ou seja, aprender com a experiência.
Perdoar é um acto volitivo, uma escolha que dá à pessoa maior liberdade e também mais poder. A pessoa pode abandonar a condição de vítima e ser mais forte. A raiva reactiva ou a vingança são mais imediatas do que o processo do perdão, mas são destrutivas.
Uma comissão foi instalada por insistência de Nelson Mandela, após o fim do regime do Apartheid, de modo a promover a reconciliação dos sul-africanos com o seu passado de abuso dos direitos humanos, em vez de dar espaço a acções de vingança e retaliação.
«Imagine que tínhamos escolhido o caminho da retribuição e da vingança… o nosso país seria só pó e cinzas. Quando alimentamos a raiva a nossa pressão sanguínea aumenta, quando perdoamos a nossa pressão sanguínea desce e temos um bem-estar físico que reflete o nosso bem-estar espiritual. Por isso podemos dizer que perdoar faz bem à saúde!»
A conclusão do estudo é que «odiar é simples mas magoa. Perdoar é difícil mas cura. A raiva é um ciclo vicioso. O perdão é liberdade. E a escolha está nas mãos de cada um.»


fONTE :INTERNET

quarta-feira, 28 de março de 2012

Acima das Desilusões

Na vida todos nós enfrentamos desilusões.
Nos decepcionamos com amigos, parentes, e até conosco mesmo. Nos desiludimos quando vemos um sonho se transformar em pesadelo, um alvo se transformar numa miragem bem distante, um desejo desaparecer como uma neblina.
A desilusão dói, como um ferimento. Atinge a qualquer um, sem acepção.
Mas o importante é saber que novos sonhos podem ser sonhados, e que um novo dia certamente amanhecerá. Fomos criados por Deus com a incrível capacidade de nos recuperarmos. Fomos feitos com a capacidade de sair das cinzas para a glória, do nada para o tudo, da derrota para a vitória.
Como a águia, temos dentro de nós o desejo de voar grandes alturas, portanto também acima das desilusões. Cada desilusão é um convite a um novo sonho, a uma nova visão da vida. É um convite a um novo desafio, a um novo caminho...

-desconheço o autor -

domingo, 25 de março de 2012

ANTÓNIO CABUCCHI


Autor de livros como “Afirma Pereira” (1994), obra premiada e que foi adaptada ao cinema com Marcello Mastroianni no papel principal, e "Notturno Indiano" (1984), era também professor de Língua e Literatura Portuguesas na Universidade de Siena.
Um último livro de Tabucchi, "O Tempo Envelhece Depressa", será editado no próximo mês pela Dom Quixote.
Nascido em Pisa, em 1943, cresceu numa pequena povoação próxima daquela cidade. Filho de um comerciante de cavalos, estudou línguas e filosofia, antes de decidir viajar pela Europa. Em Paris, na Sorbonne, descobriu, traduzida para francês, uma colectânea de poemas de Fernando Pessoa (que incluía a "Tabacaria"), por cuja obra se apaixonou, decidindo estudar português para melhor compreender o poeta.
Tabuchi conhecia Portugal desde os 22 anos e considerava-o o seu "país de adopção". É autor de ensaios sobre o trabalho de Pessoa e, com a companheira, Maria José de Lencastre, traduziu e dirigiu a edição italiana dos textos do autor.
“Veio a Portugal no princípio dos anos 60, conheceu vários portugueses, entre os quais Alexandre O’Neill, de quem ficou muito amigo. A partir daí nunca mais perdeu de vista Portugal. Casou-se com uma portuguesa”, recordou Maria da Piedade Ferreira, a primeira editora de Antonio Tabucchi, então na Quetzal, e que recentemente voltou a trabalhar com o escritor na Dom Quixote.
O livro “Afirma Pereira", um romance político sobre um jornalista português em finais da década de 1930 que vivia alheado da ditadura salazarista, valeu-lhe dois prémios italianos – Via Reggio e Campiello – e o prémio internacional Jean Monet.

FONTE GOOGLE NOTÍCIAS

MORREU O POETA ITALIANO QUE AO OUVIR FALAR DE FERNANDO PESSOA,APAIXONOU SE PELA LÍNGUA PORTUGUESA.