domingo, 5 de agosto de 2012

COMPAIXÃO


A compaixão pode resumir-se a tratar os outros como queremos que nos tratem a nós. A relação de Deus com o ser humano é de compaixão. Deus é benevolente, o que concede misericórdia. Deus é o Beneficente, o Todo Misericordioso . A Paz que os princípios do ser humano que se relacionam
com os outros a partir da interiorização dessa espiritualidade, desejando para o Outro o que deseja para si próprio; procurando a Justiça na relação com o Outro mesmo quando, ou até especialmente quando, contra si próprio.

Compaixão é um conjunto de emoções. Um compromisso de interajuda e de interação. Não é a simples palavra de consolo que oferecemos quando adivinhamos dor no olhar do outro, é acima de tudo parar e ouvir num compromisso de confiança e partilha que permite interagir com o sofrimento alheio transmitindo-lhe conforto e alivio e principalmente dizer-lhe que ele não está só.. É combater o ego, o eu, eu, eu e transformar em nós, nós, nós. Tal como disse o Profeta Isaías “transformemos as nossas espadas em charruas ou arados”, hoje apelemos às pessoas para que deixem as armas substituindo-as por Diálogo e Amor para com o Próximo, diminuindo ou mesmo abandonando o Ego, para que tenhamos um Mundo Melhor, aquele que Deus nos deu para nele vivermos em Paz e Harmonia não só entre os seres humanos mas também em harmonia com a Natureza de que somos Regentes e que tão mal temos vindo a cuidar.

Sem comentários:

Enviar um comentário