quinta-feira, 5 de julho de 2012

BERLENGAS


Berlengas Reserva Mundial da Biosfera
A UNESCO atribuiu ao arquipélago das Berlengas, no passado dia 30 de Junho de 2011, a classificação de Reserva Mundial da Biosfera.
O comunicado oficial foi feito em Dresden, na Alemanha, depois do 23.º Conselho de Coordenação Internacional do programa "O Homem e a Biosfera" (MAB), ao qual a Câmara Municipal de Peniche concorreu em 2009. Já em 1997, o arquipélago das Berlengas foi classificado como Sítio da Rede Natura 2000, ao abrigo da Directiva Habitats, que veio reconhecer a importância da conservação desta área natural. Posteriormente, em 1999, as Berlengas foram classificadas como Zona de Protecção Especial para as Aves Selvagens, ao abrigo da Directiva Aves, encontrando-se o arquipélago ainda classificado pelo Conselho da Europa como Reserva Biogenética.Com este reconhecimaento, as Berlengas são assim a quinta Reserva Mundial da Biosfera em Portugal, depois das ilhas do Corvo, Flores e Graciosa, nos Açores, e do Paul do Boquilobo, situado entre a confluência do rio Almonda e rio Tejo nos concelhos de Torres Novas e Golegã.

Com uma extensão total aproximada de 9.560 ha, a Reserva Natural das Berlengas compreende uma vasta área de reserva marinha, situada na envolvente do arquipélago, a cerca de 6 milhas para ocidente do Cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche. O arquipélago é composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos: a Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. A importância das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de importante património arqueológico subaquático são alguns dos factores que contribuíram para a classificação do arquipélago como Reserva Natural.

Fonte: ICNB

Sem comentários:

Enviar um comentário