terça-feira, 12 de junho de 2012

COMUNIDADE ECONÓMICA EUROPEIA

A 12 de junho assinala-se a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (CEE), juntamente com Espanha, no que representa a entrada dos dois países ibéricos no projeto europeu que tem origem nos Tratados de Roma de 1957.
Hoje é dia de recordar a entrada de Portugal para o projeto europeu, com a assinatura do tratado de adesão à CEE a 12 de junho de 1985, quando Mário Soares era líder do IX Governo Constitucional.
Portugal vivia uma grave crise financeira, com um governo de coligação entre PS e PSD, que se viria a diluir após a assinatura deste tratado. Em outubro de 1985, a coligação desfaz-se, com a dissolução da Assembleia da República.
A entrada para a CEE constituiu um facto histórico, na medida em que permitiu a Portugal abraçar o projeto europeu, nascido dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu.
Depois do Tratado de Maastricht, em 1992, a CEE passa a chamar-se “Comunidade Europeia”. E também no Tratado de Maastricht, cria-se oficialmente a União Europeia, que atualmente reúne 27 países do Velho Continente. Hoje é dia de recordar a assinatura que marca a adesão de Portugal à CEE.

fONTE C.da M.

Sem comentários:

Enviar um comentário