quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sra Merkel ganhou


parlamento alemão aprovou a expansão do fundo de resgate europeu, de 250 mil milhões de euros para 440 mil milhões de euros. A proposta passou no Bundestag com os votos de 315 deputados que integram a coligação centro-direita. A maior parte dos partidos da oposição também votou a favor da proposta, que arrecadou um total de 523 votos. Oitenta e cinco parlamentares votaram contra e três abstiveram-se. A Comissão Europeia saudou o resultado da votação e espera que, até meados de outubro, todos os Estados votem o alargamento do fundo.
Alemanha aprova aumento de verba de fundo de resgate europeu
0 twitter
A ampliação do Fundo de Estabilidade Financeira Europeia (FEEF) é vista como uma medida necessária para auxiliar os países endividados da Zona Euro, como Grécia, Irlanda e Portugal, e impedir que estes países enfrentem dívidas ainda maiores. O aumento das verbas fora decidido na cimeira de líderes da Zona Euro no passado dia 21 de julho, em Bruxelas.
O alargamento do fundo para 440 mil milhões de euros exige a disponibilização de garantias bancárias no valor de 780 mil milhões de euros. Este fundo poderá também comprar dívida pública no mercado secundário e refinanciar diretamente a banca dos países do euro.
As mudanças ao fundo implicam um aumento das garantias bancárias a conceder pela Alemanha, de 123 para 211 mil milhões de euros, o que corresponde a uma quota parte de 27 por cento.

Sem comentários:

Enviar um comentário