quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ENCONTRO DE PASSOS COELHO COM MERKEL


Passos convidou investidores alemães a participar nas privatizações
"Os investidores alemães são muito bem-vindos no processo de privatizações em Portugal", afirmou o primeiro-ministro numa conferência de imprensa com Angela Merkel.
primeiro encontro entre Pedro Passos Coelho e Ângela Merkel desde que o primeiro-ministro português tomou posse, a chanceler alemã aplaudiu as medidas de austeridades anunciadas pelo governo português.
Já o primeiro-ministro Passos Coelho convidou os investidores alemães a participar no processo de privatizações.
"Transmiti os bons olhos com que vemos os investidores alemães neste processo de privatizações em Portugal", declarou o primeiro-ministro na conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã Angela Merkel.
Com uma agenda sobretudo bilateral, segundo fontes diplomáticas, no encontro entre a chanceler do país que mais contribui para os fundos de resgate europeus e o primeiro-ministro de um dos países resgatados não faltarão, no entanto, as grandes questões da nova arquitetura para o governo económico da zona euro.

A vertente bilateral e do governo da zona euro acabam também por se confundir, até porque se a exposição dos maiores bancos alemães à dívida soberana portuguesa é de 3,577 mil milhões de euros, segundo dados do banco central alemão e da Associação Europeia de Bancos, a exposição do Banco Central Europeu (BCE) a Portugal é de pelo menos 20 mil milhões de euros, segundo cálculos de analistas, e é à Alemanha, que tem a maioria do BCE, a quem cabe assumir a maior parte deste risco.

Quanto ao reforço dos mecanismos de governo da zona euro e às medidas de consolidação orçamental, Berlim e Lisboa andam a velocidades diferentes, desde logo no que toca aos limites constitucionais ao

Sem comentários:

Enviar um comentário