sexta-feira, 16 de setembro de 2011

ALBERT SZENT GYORGY


von Szent-Györgyi Nagyrápolt (Budapeste, 16 de Setembro de 1893 — Woods Hole, 22 de Outubro de 1986) foi um fisiologista húngaro, naturalizado norte-americano.
Recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1937, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.
Em 1911, iniciou Seus estudos na Universidade Semmelweis, mas logo se cansou das aulas e começou fazer pesquisas no laboratório de anatomia de seu tio. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, foi mobilizado e serviu na frente italiana e na russa. Ao término da guerra, completou os seus estudos e iniciou trabalhos em farmacologia e em eletrofisiologia. No Instituto Rockefeller iniciou as suas pesquisas sobre respiração celular, ciclo de Krebs. Ao estudar as células, ele descobriu uma substância redutora, que mais tarde veio a ser chamada de ácido ascórbico. Ele observou também que essa substância possuía uma atividade anti-escorbuto.
Em 1937, ele é galardoado com o Prémio Nobel pelas suas pesquisas relacionadas com a vitamina C. Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosina, actina e ATP. Quando os fascistas controlaram a política húngara, Szent-Györgyi ajudou vários amigos judeus. Foi perseguido pela polícia de Hitler e deixou a Hungria como fugitivo da Gestapo. No pós-guerra, retornou à Hungria e tornou-se chefe do departamento de bioquímica da Universidade de Budapeste. Foi eleito membro do parlamento e ajudou a restabelecer a Academia de Ciências.
FONTE GOOGLE

Sem comentários:

Enviar um comentário