segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

COLESTROL

As estatinas foram vistas como ''revolucionárias'' pelos cardiologistas, contribuindo de forma determinante para a diminuição do risco cardiovascular. Num estudo da década de noventa, o 4S, ficou estabelecida a mais-valia destas moléculas na diminuição da mortalidade em doentes de risco, com angina de peito ou sobreviventes de um enfarte. "Depois da doença coronária, a regra é prescrever estatinas", explica o coordenador da unidade de cardiologia do Hospital Pulido Valente, Roberto Palma Reis. Mas, considera, ''em pessoas de baixo risco, não se devem prescrever, porque podem fazer mais mal que bem". Dores musculares e diabetes são os principais problemas associados a esta medicação. Teresa Brito, 58 anos, está mesmo no limiar, mas tem conseguido evitar a medicação, por sugestão do seu médico, o cardiologista Hélder Trindade. O colesterol tem vindo a subir, mas com exercício físico, caminhadas e ginásio, e algum cuidado com a alimentação, lá vai controlando os valores. "O risco de problemas hepáticos ou musculares pode sobrepor-se aos benefícios", justifica o especialista do Hospital Garcia de Orta, em Almada. Teresa Brito agradece o alerta e recusa-se a cair no facilitismo de enfiar o comprimido pela boca abaixo. E parece estar certa. Vários estudos mostram que deixar de fumar ou adotar a "nossa" equilibrada dieta mediterrânica faz mais pela saúde do coração do que qualquer pílula dita milagrosa.

domingo, 20 de dezembro de 2015

DIÁRIO DE UM TEMPO DIFERENTE

Que condições de "uma solução governativa estável, duradoura e credível" foram exigidas a Passos Coelho antes de ser indigitado? Olhem bem para as condições colocadas pelo Presidente ao PS e vejam bem quais o governo Passos Coelho podia mesmo garantir, tanto mais que algumas nem com maioria absoluta garantiu: a) aprovação de moções de confiança; [um governo minoritário não o podia garantir] b) aprovação dos Orçamentos do Estado, em particular o Orçamento para 2016; [um governo minoritário não o podia garantir] c) cumprimento das regras de disciplina orçamental aplicadas a todos os países da Zona Euro e subscritas pelo Estado Português, nomeadamente as que resultam do Pacto de Estabilidade e Crescimento, do Tratado Orçamental, do Mecanismo Europeu de Estabilidade e da participação de Portugal na União Económica e Monetária e na União Bancária; [o último défice foi de 7%, e o memorando só foi "cumprido" pela complacência política da troika que o aceitou rever] d) respeito pelos compromissos internacionais de Portugal no âmbito das organizações de defesa colectiva; [este foi o governo que vendeu sectores estratégicos de Portugal a fundos estatais chineses, no caso da REN obrigando a adiar a publicação da respectiva lei] e) papel do Conselho Permanente de Concertação Social, dada a relevância do seu contributo para a coesão social e o desenvolvimento do País; [ver nota anterior] f) estabilidade do sistema financeiro, dado o seu papel fulcral no financiamento da economia portuguesa.[deve querer significar continuar a apoiar a banca com dinheiro dos contribuintes] :BLOG:De Pacheco Pereira

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SIMPLICIDADE

“As pessoas que saboreiam e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de debicar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar-se com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas.”

sábado, 14 de novembro de 2015

UIRAPURU

Pássaro activo muito veloz alimenta-se de frutas e pequenos insectos. Tem pés grandes e vive em meio à floresta húmida
, encontra-se em quase toda região amazónica. O seu canto maravilhoso é longo e melodioso parecido com uma flauta. Plumagem: Pardo-avermelhada, laranja entre outras. Quando esta ave canta todos os pássaros se calam. Á NOITE é a ultima a cantar. Aquele pássaro que canta tão bem alegra toda a floresta do Amazónia-Brasil

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

DESEJO

“Leva na tua memória, para o resto da vida, as coisas boas que surgiram nas dificuldades. Elas serão uma prova da tua capacidade, e dar-te-ão confiança diante de qualquer obstáculo.” (Paulo Coelho)

sábado, 17 de outubro de 2015

ENSINAR A TOLERANCIA

* A intolerância está um pouco por todo o lado. Pensamos que, mesmo nas nossas sociedades racionais, ordenadas, iluministas, estamos acima destes excessos. Não estamos. A intolerância é uma constante social e a luta pela tolerância é permanente. Parte dessa intolerância vem da história e da sua interpretação política, nacional ou étnica. Vem do desporto e da política, dos clubes e partidos entendidos como tribos. Vem da violência inscrita na desigualdade das economias. Vem de culturas que se baseiam em identidades agressivas que excluem os outros. Vem das religiões e dos seus conflitos de fronteira. Vem das pessoas e do seu modo de olhar os outros como sendo alheios e hostis. Vem da ignorância e de ideias grosseiras, mas muitas vezes fáceis e sedutoras. Vem da solidão e do medo. Dois aspetos nos interessam: de onde vêm a intolerância e como se pode, nas escolas, e nas sociedades, fortalecer a tolerância. A escola e a sociedade não podem aceitar a intolerância com passividade. Uma cultura democrática é também uma cultura tolerante, mas a tolerância não é um bem adquirido e seguro. Tem que ser construída no dia-a-dia. O nosso objectivo é discutir a tolerância falando da intolerância. Vamos fazê-lo num duplo momento: na perspectiva de como nas escolas e no ensino se pode ensinar e aprender a ser tolerante, conhecendo melhor a devastação humana e social que tem feito a intolerância; e numa melhor compreensão daquilo que nos faz, individual ou colectivamente, ser intolerantes. Compreender as raízes da intolerância na história, na sociedade, na economia, na política é um passo para reforçar esse respeito mútuo que incorpora a diferença e a compreensão. Não é fácil, mas é possível. Fonte :Blog de José Pacheco Pereira.

domingo, 11 de outubro de 2015

Post online

Vital Moreira diz que o PS está “a brincar com o fogo” Posted on Outubro 9, 2015 5 i online Vital Moreira, simpatizante do PS e ex-deputado comunista, defende que “trazer o PCP e o BE para a esfera do governo e apagar a fronteira entre a “esquerda de governo” e a “esquerda de protesto” pode ser uma receita para o desastre. Do PS”.(…) “Primeiro, a visceral hostilidade anti-socialista de ambos, como se o PS fosse o seu inimigo principal, não facilita nenhuma coabitação leal. Segundo, há uma manifesta incompatibilidade entre as suas propostas e as exigências de rigor orçamental a que Portugal se encontra vinculado, o que os levaria a tirar o tapete ao governo ao primeiro orçamento. Terceiro, e sobretudo, entre o PS e a esquerda radical não há só uma diferença de grau, mas uma diferença de natureza e de filosofia política. A chamada esquerda declina-se no plural”, escreve o ex-deputado do PS no Parlamento Europeu.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

OUTONO

ADAGIO O outono é isto - apodrecer de um fruto entre folhas esquecido. Água escorrendo, quem sabe donde, ocasional e fria e sem sentido. Eugénio de Andrade

terça-feira, 1 de setembro de 2015

LIBERDADE

Por entender que a liberdade é o mais precioso e frágil dos bens. Por entender que a liberdade quando se tem em plenitude não se dá por ela, quando se começa a perder os homens e as mulheres que a amam percebem-no de imediato: A liberdade pertence a todos e exige a igualdade para se realizar: "O valor essencial da liberdade sem a igualdade torna-se aristocrático privilégio de uns quantos." A liberdade não é uma dádiva, nem uma concessão: "Eu considero que uma liberdade dependente de poder discricionário do Governo não é uma verdadeira liberdade; fica à mercê do poder." Fonte: Blog de Pacheco Pereira .

sábado, 29 de agosto de 2015

SIMPLICIDADE

Simplicidade – “As pessoas que saboreiam e vivem melhor cada momento são aquelas que deixam de debicar aqui e ali, sempre à procura do que não têm, e experimentam o que significa dar apreço a cada pessoa e a cada coisa, aprendem a familiarizar-se com as coisas mais simples e sabem alegrar-se com elas.”

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

PLANETA TERRA

“A Terra, nossa casa, parece transformar-se cada vez mais num imenso depósito de lixo.” Depois, é a passagem por áreas sensíveis para a temática do ambiente – o clima, a água, a biodiversidade, os recursos naturais – até à verificação de que a qualidade de vida humana surge fortemente deteriorada, acentuada pela degradação social,Papa Francisco

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

TRABALHO

“Somos chamados ao trabalho desde a nossa criação. Não se deve procurar que o progresso tecnológico substitua cada vez mais o trabalho humano: procedendo assim, a humanidade prejudicar-se-ia a si mesma. O trabalho é uma necessidade, faz parte do sentido da vida nesta terra, é caminho de maturação, desenvolvimento humano e realização pessoal.”

domingo, 5 de julho de 2015

NÃO VIOLENCIA

Não me deixar ofender e nem ofender o meu próximo, não me revoltar e nem revoltar ninguém, uma lição sublime de Paz.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

MAGNA CARTA HÁ 800 ANOS

limitação do poder executivo, a garantia de acesso à justiça, a convicção de que deve existir algo chamado estado de direito, de que não se pode ser preso sem julgamento – a Magna Carta criou a ideia de que devíamos estabelecer essas regras por escrito e viver de acordo com elas. Pode parecer, nos dias de hoje uma coisa pequena. Mas, nesse tempo, foi algo de revolucionário, alterando de uma vez para sempre a relação de poder entre o governo e os que são governados.”

sexta-feira, 12 de junho de 2015

SERENIDADE

"Senhor, dai-me serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar, coragem para modificar aquelas que eu que posso, e sabedoria para discernir a diferença". Quando o ser humano entende esta mensagem, desce sobre ele a serenidade.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

DRAMATURGO ROMENO IN JORNAL DAS BEIRAS 8.6.2015

“Era mais fácil um intelectual opor-se perante um regime totalitário. A besta, a opressão, era visível e identificável. Já a opressão da sociedade de consumo é uma espécie de soft power”, refere, realçando que se, na altura, as lavagens cerebrais “eram brutais”, havia anticorpos contra as mesmas. Hoje, estas surgem “pela televisão, por exemplo, mas são como uma droga que se introduz nos corpos e dá prazer”. Hoje, “não há anticorpos contra as redes sociais, que são uma forma de lavagem cerebral, não há anticorpos contra a máquina publicitária gigantesca, não há anticorpos contra a indústria do entretenimento”, aponta Visniec. O modelo de sucesso é apontado pela televisão, que sugere que este tem de ser “rápido e imediato: se um jovem aos 29 anos não tem tudo, é um infeliz. Estas são formas de manipulação. A sociedade de hiperconsumo perverteu a família, a educação e também a cultura, e é por isso que os artistas devem continuar como resistentes contra esta forma de manipulação”, realçou. DRAMATURGO ROMENO MATÉI VISNIEC.

domingo, 7 de junho de 2015

O QUE DEVEMOS PEDIR EM ORAÇÃO

Ao poeta romano Juvenal perguntaram: "O que devemos pedir em oração? Ele respondeu:
"Devemos pedir em oração uma mente sã num corpo são".

quinta-feira, 28 de maio de 2015

CASTELO BRANCO

Arlindo de Carvalho - Castelo Branco (Canções à Beira Terra) Arlindo Duarte Carvalho (Soalheira, Beira Baixa, 27 de Abril de 1930) é autor, compositor e cantor de canções tradicionais portuguesas conhecidas de todos nós e em todo o mundo. Foi professor na sua terra natal, no Porto, em Lisboa e ainda na Alemanha e França, onde esteve exilado e foi Leitor de Português a partir de 1965 no Liceu Henrique IV de Poitiers. Aprendeu as primeiras notas de música com um barbeiro (José Bernardo) de Castelo branco. Tocado e cantado por grandes músicos e grandes vozes ex: Eugénia Lima, Amália Rodrigues, Luís Piçarra, Gina Maria, Lenita gentil, Mafalda Arnauth etc. exilado (já referido atrás para vários países da Europa. Estudou na Academia de Amadores de Música, de Lisboa. Estreou-se como cantor em Paris em 1966. Participou em programas de rádio e televisão em Paris, Hamburgo, Berlim, Munique. Foi convidado por Olof Palme na campanha eleitoral do Partido Social Democrata da Suécia de 1969 e 1979. Olof Palme foi primeiro-ministro da Suécia entre 1969 e 1976 e de novo entre 1982 e 1986, ano em que foi assassinado à saída de um cinema em Estocolmo Tive conhecimento da existência de Arlindo Carvalho no programa INESQUECÍVEL de Júlio Isidro da RTP I. conhecia, assim como todos os portugueses, as suas maravilhosas canções. Não conhecia o autor. É conhecido internacionalmente Musicas: Chapéu preto, Fadinho serrano, Castelo branco, Balada do Emigrante, Trás os Montes Minha Terra, Comboio da Beira Baixa etc. Canta actualmente numa casa de fados

sábado, 16 de maio de 2015

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Deus nos dá o pão de cada dia; não é o pão de amanhã, de depois de amanhã, da semana que vem, do mês que vem, ou o pão que nossa ambição quer acumular. É o pão do hoje, do presente, do agora. "Não se preocupem com o amanhã", ensina Jesus. Tenho que viver o hoje, o amanhã tomará conta de si mesmo, porque o hoje bem vivido é o parto de muitos amanhãs .

domingo, 3 de maio de 2015

DIA DAS MÃES 2015

Se toda a gente sentisse. O que a mãe tem de meiguice. Não haveria ninguém. Que não dissesse ao deitar. E também ao levantar . Obrigada minha mãe.

POESIA DE FERNANDO PESSOA

Se estou só, quero não estar/ Se não estou, quero estar só/ Enfim, quero sempre estar/ Da maneira que não estou/ Ser feliz é ser aquele./ E aquele não é feliz/ Porque pensa dentro dele/ E não dentro do que eu quis./ A gente faz o que quer/ Daquilo que não é nada,/ Mas falha se não o fizer,/ Fica perdido na estrada/ Poesias inéditas(1930-1935).Fernando pessoa

quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESTUDO SOBRE FELICIDADE

Portugal num estudo sobre felicidade está em 88ªlugar em 158 Paises.Neste Portugal crises Sociais,bancarrotas ou Ameaças foram e são uma constante.Ciclicamente emergimos durante algum tempo o que nos permite respirar,mas logo de seguida mergulhamos nas frias sombras. Fonte:D,C.

terça-feira, 21 de abril de 2015

sexta-feira, 10 de abril de 2015

sobreviver

Aquele que sobrevive não é o mais forte nem o mais intelegente .Mas aquele que mais rápido se adapta á mudança.

terça-feira, 7 de abril de 2015

FRASES

Aprender – “Sem liberdade não se aprende nada.” Ler – “Estudar e ler é quase o melhor que há.” “Na missa, uma velhota a cantar a ladainha a Nossa Senhora em vez de cantar ‘stella matutina’ cantava ‘estrela na cortina’. Acho isto lindo.”

quarta-feira, 1 de abril de 2015

RIQUEZAS PROFUNDAS

Riqueza não é só ter dinheiro ou casa bonita - e é bom ter tudo isso. Riqueza é também saúde, riqueza é paz, riqueza é amizade, riqueza é harmonia familiar, riqueza é a luz na consciência, riqueza é um estado de espírito, é se sentir bem consigo mesmo. Riqueza é a sensibilidade de perceber e desfrutar o mistério e a beleza da vida.

terça-feira, 24 de março de 2015

AMÉLIA EARHART

Nascimento 24 de julho de 1897 Kansas Morte Data desconhecida. Sua morte foi declarada em 7 de julho de 1937 (39 anos) Desaparecida em 2 de julho de 1937 no Oceano Pacífico ocidental. Nacionalidade Povo dos Estados Unidos norte-americana Parentesco Samuel Edwin Stanton Earhart (1868-1930) e Amelia (Amy) Otis Earhart (1869-1962) Cônjuge George P. Putnam Ocupação Aviadora. Amelia Mary Earhart (Atchison, Kansas, 24 de julho de 1897 — desaparecida em 2 de julho de 1937) foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres.1 2 Earhart foi a primeira mulher a receber a "The Distinguished Flying Cross",3 condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.4 Estabeleceu diversos outros recordes,2 escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.5 Amelia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939. Seu modo de vida, sua carreira e o modo como desapareceu até hoje fascinam as pessoas.

domingo, 15 de março de 2015

CATEDRAL DE ROUEN E CLAUDE MONET

Na década após o seu casamento, Monet pintou uma série de imagens da Catedral de Rouen em vários horários e pontos de vista diferentes. Vinte pinturas da catedral foram exibidas na galeria Durand-Ruel em 1895. Ele também fez uma série de pinturas de pilhas de feno. Em 1899, Monet pintou em Giverny a famosas série de quadros chamadas "Nenúfares". Em sua propriedade em Giverny, Monet tinha um lago e uma pequena ponte japonesa que inspirou a série de nenúfares. Estas obras quando foram expostas fizeram grande sucesso. Era o reconhecimento tardio de um gênio da pintura. Monet ao pintar Nenúfares se baseou no lago e a ponte japonesa de sua própria casa, no outono, porque era nessa época do ano em que as flores caiam sobre o lago criando uma linda visão na qual Monet resolveu pintar. A técnica de Monet para pintar quadros era bastante peculiar para as pessoas e outros artistas que o viam pintando, mas a técnica de Monet desenvolvida na época foi considerada mais tarde como umas das mais belas do mundo, que é o impressionismo, que aparenta ser de perto apenas borrões mas ao distanciar a visão, o quadro se forma nitidamente.

domingo, 8 de março de 2015

Dia da Mulher


08 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

No dia Internacional da Mulher celebrarmos todos os direitos adquiridos pelo sexo feminino!

Desde os meados do século XIX, as mulheres lutam por melhores condições de trabalho e por direitos políticos e socias.

Antigamente as mulheres não tinham o direito ao voto,

O dia 8 de março foi escolhido porque nesta mesma data em 1857, na cidade de Nova Iorque, um grupo de mulheres operárias lutavam por uma carga horária de trabalho mais digna.

Vejam só, pediam a redução de 14 horas para 10 horas de trabalho, atualmente a carga horária é de 8 horas por dia! Infelizemente o ato foi reprimido com violência e muitas mulheres morreram por esta causa.

sábado, 7 de março de 2015

CAMILO PESSANHA

Passaram, no dia 1 de março
de 2015, 89 anos sobre a
morte de Camilo de Almeida
Pessanha que nasceu em Coimbra

Camilo Pessanha
Nacionalidade Portugal Português
Movimento literário Simbolismo
Camilo de Almeida Pessanha nasceu em (Coimbra, 7 de Setembro de 1867 — Macau, 1 de Março de 1926) foi um poeta português.

É considerado o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, além de antecipador do princípio modernista
 Tirou o Curso de Direito em
Coimbra e partiu para Macau onde
exerceu funções judiciais, o que lhe
possibilitou colecionar arte chinesa
que muito apreciava e que depois doou ao Museu Machado de Castro  QUEM


POLUIU OS MEUS LENÇÓIS DE LINHO

quem rasgou os meus lençóis de linho,
esperei morrer, meus tão castos lençóis?
Do meu jardim exíguo os altos girassóis
Quem foi que os arrancou e lançou no caminho?

Quem quebrou (que furor cruel e simiesco!)
A mesa de eu cear, d tábua tosca de pinho?
E me espalhou a lenha? E me entornou o vinho?
- Da minha vinha o vinho acidulado e fresco...

Ó minha pobre mãe!... Não te ergas mais da cova.
Olha a noite, olha o vento. Em ruína a casa nova...
Dos meus ossos o lume a extinguir-se breve.

Não venhas mais ao lar. Não vagabundes mais,
Alma da minha mãe... Não andes mais à neve,
De noite a mendigar às portas dos casais.

terça-feira, 3 de março de 2015

Mãe

Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
— mistério profundo —
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade, in 'Lição de Coisas'

domingo, 1 de março de 2015

A VIDA É UMA BUSCA DE COMPATIBILIDADES

A vida é uma busca de compatibilidades.

A mulher que é a mais compatível comigo. 

Os amigos que são os mais compatíveis comigo. 

A religião que é a mais compatível comigo. 

A filosofia que é a mais compatível comigo. 

A profissão que é a mais a compatível comigo, etc. 

A vida é uma busca de compatibilidades. 

Sem as compatibilidades há sofrimento, n
euroses,e loucuras.
Fonte : blog de sanderson Moura

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

TORGA


Miguel Torga - Diário V I
Campos de Coimbra, 24 de Fevereiro de 1951 - Andar, correr, viajar sempre. Mesmo para não encontrar coisa nenhuma, não ter uma sugestão, sequer. Mudar apenas de sítio, como um arbusto que em cada transplantação em pelo menos uma aventura física.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O REI VAI NU


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015


"A miséria só não dói na boca dos outros. Por isso escapamos dela em silêncio. Também por isso, e se as pessoas é que contam, a pobreza jamais deveria ser politicamente instrumentalizada.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

STEPHEN WILLIAM HAWKING


Stephen William Hawking (Oxford, 8 de janeiro de 1942) é um físico teórico e cosmólogo britânico e um dos mais consagrados cientistas da atualidade. Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge3 , onde hoje encontra-se como professor lucasiano emérito, um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Atualmente, é diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.
Stephen William Hawking (AFI: ['stifən 'hɔkɪŋ]) nasceu exatamente no aniversário de 300 anos da morte de Galileu. Seus pais eram Frank Hawking, um biólogo pesquisador que trabalhava como parasitólogo no Instituto Nacional de Pesquisa Médica de Londres, e Isabel Hawking. Teve duas irmãs mais novas, Philippa e Mary, e um irmão adotivo, Edward. Hawking sempre foi interessado por ciência. Em sua infância, quando ainda morava em St Albans, estudou na St Albans High School for Girls (garotos de até 10 anos eram educados em escolas para garotas) entre 1950 e 1953 - ele foi um bom aluno, mas não era considerado excepcional.Mais

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

MEMÓRIA DE NIELS FISHER 1936---2015

 Designer dinamarquês Niels Fischer ..
-dinamarques-niels-fischer morreu aos 78 anos..
há 5 dias - Setúbal, 25 janeiro (lusa) - O designer dinamarquês Niels Fischer, radicado em Portugal desde a década de 1970, morreu no sábado aos 78 anos.Foi Ele o criador do do  logotipo do Ministério da Saúde, aquele das duas figuras que encimam as receitas médicas, com duas figuras humanas, uma verde outra vermelha,

Fonte:Blogue-Nesta Hora

sábado, 24 de janeiro de 2015

SUBLINHADOS


Aprender – “A aprendizagem e a felicidade são uma batalha constante que não estão isentas de esforço e dor.”
Emoção – “Por vezes, a guerra em que nos vemos envolvidos é tão forte que a emoção não nos deixa pensar. Nesses casos é melhor abandonarmos o terreno de batalha e dar tréguas às emoções, sem deixar que o pânico se instale .
Medo – “É no lugar onde o medo habita que moram as maiores oportunidades de desenvolvimento e de vitória.”
Negativo – “As emoções básicas negativas boicotam ou paralisam a proactividade, energia, criatividade e capacidade de relacionamento com os outros, pelo que tudo deve ser feito para não se deixar contaminar negativamente.”
Perfeição – “O ser humano tem a beleza de estar irremediavelmente inacabado.”
Simplicidade – “A simplicidade está um passo acima da complexidade. Não há nada mais complexo e que exija mais arte do que ser capaz de simplificar.”
Solução – “Quem quer encontra uma solução; quem não quer encontra uma desculpa.”

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Grato 2014! Feliz 2015!

Hora de deixar a vida acontecer!

Hora de trocar de agenda, de se preparar para o novo, de ser grato ao que passou, de dizer para vida: estou aqui, quero fluir contigo, quero confiar em ti, sei que és misteriosa e mais sábia do que eu, estou aberto para os teus planos em 2015.

 Valeu 2014, tu me deixaste mais maduro, mais firme, mais sábio. A todos vocês desejo tudo o que eu quero de bom em termos de felicidade, paz, amizade, saúde e prosperidade.

domingo, 11 de janeiro de 2015

MAGNA CARTA


Em 2015 passam 800 anos desde a assinatura da Magna Carta por João Sem Terra.
A Magna Carta constituiu um momento fundamental da história ocidental por ser o compromisso percursor do constitucionalismo, influenciando muitos anos mais tarde a construção de sistemas políticos assentes na ideia da limitação do poder, afinal a sua pedra basilar.
No presente, vale a pena recordar o que em 1215 foi assumido pelo poder até então absoluto, no que respeita aos direitos dos súbditos e à administração da Justiça, proclamando o direito fundamental ao due process of law. Em tradução livre do artigo 39.º:



"Ninguém será preso, capturado, privado da sua propriedade, considerado fora da lei, exilado ou de alguma maneira aniquilado, nem agiremos ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares ou em cumprimento da lei da terra".

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ALMANAQUE 2015


Borda d'Água é um almanaque português publicado anualmente desde 1929 pela Editorial Minerva, continua a ser impresso numa tipografia tradicional e a manter a mesma linha editorial desde a sua fundação. Sendo uma das mais antigas publicações periódicas em Portugal, continua a ser um enormíssimo sucesso de vendas.
Apresentando-se como "reportório útil a toda a gente", o almanaque apresenta prognósticos para o ano, conselhos práticos baseados na sabedoria popular (provérbios, mezinhas, etc.), na ciência e na astrologia; previsões meteorológicas, previsões para a agricultura, épocas de sementeiras e outros trabalhos agrícolas, fases da lua, informação sobre o mar e as marés, calendário, efemérides, etc.


Publicada por Prof Cátia à(s) 10:49