sábado, 7 de março de 2015

CAMILO PESSANHA

Passaram, no dia 1 de março
de 2015, 89 anos sobre a
morte de Camilo de Almeida
Pessanha que nasceu em Coimbra

Camilo Pessanha
Nacionalidade Portugal Português
Movimento literário Simbolismo
Camilo de Almeida Pessanha nasceu em (Coimbra, 7 de Setembro de 1867 — Macau, 1 de Março de 1926) foi um poeta português.

É considerado o expoente máximo do simbolismo em língua portuguesa, além de antecipador do princípio modernista
 Tirou o Curso de Direito em
Coimbra e partiu para Macau onde
exerceu funções judiciais, o que lhe
possibilitou colecionar arte chinesa
que muito apreciava e que depois doou ao Museu Machado de Castro  QUEM


POLUIU OS MEUS LENÇÓIS DE LINHO

quem rasgou os meus lençóis de linho,
esperei morrer, meus tão castos lençóis?
Do meu jardim exíguo os altos girassóis
Quem foi que os arrancou e lançou no caminho?

Quem quebrou (que furor cruel e simiesco!)
A mesa de eu cear, d tábua tosca de pinho?
E me espalhou a lenha? E me entornou o vinho?
- Da minha vinha o vinho acidulado e fresco...

Ó minha pobre mãe!... Não te ergas mais da cova.
Olha a noite, olha o vento. Em ruína a casa nova...
Dos meus ossos o lume a extinguir-se breve.

Não venhas mais ao lar. Não vagabundes mais,
Alma da minha mãe... Não andes mais à neve,
De noite a mendigar às portas dos casais.

Sem comentários:

Enviar um comentário