sexta-feira, 29 de julho de 2011

António Paulouro


António Paulouro

Nascimento: 1915
País: Portugal



Escritor português, natural do Fundão. Desde muito jovem que começou a trabalhar no escritório da Fundação Nacional dos Produtores de Trigo, não tendo sido possível fazer os estudos secundários, e mais tarde como encarregado dos Serviços de Electricidade do município fundanense, de onde transitou para a Delegação local da Companhia Eléctrica das Beiras, que por muitos anos chefiou.
Em 1950, foi nomeado vice-presidente da Câmara Municipal do Fundão, que abandonou em 1958, por incompatibilidade com o regime salazarista; e em 1986 foi eleito deputado (pelo PRD) à Assembleia da República.
Em 1946, fundou o Jornal do Fundão, com um grupo de amigos, Tem publicado, esporadicamente sob pseudónimo, milhares de artigos, crónicas e notas, que nunca quis reunir em volume.
Esteve na origem e na organização do Encontro Nacional de Teatro (1972), do I Congresso de Emigrantes (1977), das I e II Jornadas da Beira Interior (1984 e 1986). Em 1960, fundou e dirigiu a revista Arco-Íris, e em 1976 fundou e dirigiu, com Herberto Helder e António Sena, o magazine de poesia e de desenho Nova.
Em 1985, foi-lhe atribuída a Ordem da Liberdade pelo Presidente da República Ramalho Eanes. Em 1986, a Universidade Pontifícia de Salamanca prestou-lhe uma significativa homenagem.
No jornal algumas vezes,escreveu em defeza das pessoas que trabalhavam nas minas da Panasqueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário