Título original: Chocolat
Sinopse
A forasteira Vianne Roucher (Juliette Binoche) é mãe solteira, sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) desembarca na década de 50 numa cidadezinha rural conservadora do interior da França. Abrem uma loja de chocolates durante a penitência da Quaresma, que funciona todos os dias da semana, diante da igreja local. Sem querer, ganha como inimigo o prefeito da cidade, os dois ficam o tempo todo brigando. Religioso e moralista, ele reprova as convicções e o comportamento daquela mulher. Atéia, seduz os moradores locais com bombons tentadores, bolos e tortas de chocolate que transformam a vida monótona daquela gente, enfeitiçando paladares e libertando sentidos. Homens indiferentes voltam a se interessar por suas mulheres; idosos tornam a se apaixonar, como se fossem adolescentes. A forasteira tem o chocolate apropriado para cada caso. Esse é o enredo do filme Chocolate, do diretor sueco Lasse Hallstron, rodado em 2000. Explorando os poderes da especialidade usada como título, ele aproveita para discutir moral e intolerância.
Prêmios
Recebeu 5 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Atriz (Juliette Binoche), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora.
Recebeu 4 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme – Comédia/Musical, Melhor Atriz – Comédia/Musical (Juliette Binoche), Melhor Atriz Coadjuvante (Judi Dench) e Melhor Trilha Sonora. Produção de David Brown e Kit Golden
Sem comentários:
Enviar um comentário