terça-feira, 30 de outubro de 2012

TRATADO DE MAASTRICHT

Tratado de Maastricht SOBRE A UNIÃO EUROPEIA O Tratado da União Europeia (TUE) constituiu uma nova etapa na integração europeia, dado ter permitido o lançamento da integração política. Este Tratado criou uma União Europeia assente em três pilares: as Comunidades Europeias, a Política Externa e de Segurança Comum (PESC) e a cooperação policial e judiciária em matéria penal (JAI). Instituiu igualmente a cidadania europeia, reforçou os poderes do Parlamento Europeu e criou a União Económica e Monetária (UEM). Além disso, a CEE passou a constituir a Comunidade Europeia (CE). O Tratado sobre a União Europeia (TUE), assinado em Maastricht em 7 de Fevereiro de 1992, entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993 Deu se a unificação da moeda através do Euro que entrou em circulação em 1 de Janeiro de 2002. MAACHTSTRI é uma das cidades mais antigas da Holanda.

sábado, 27 de outubro de 2012

TELA

De súbito os azuis. Trazidos pelas mãos do mar, pelos olhos dos recém-chegados. Nem por isso menos inquietantes, as telas confundem-nosde evolução, de ruptura dinâmica, de procura. Os temas clássicos ainda lá estão, mas libertam-se de limites. Já não confinados, convivem com as figuras de uma época diferente( ), como se fossem estados de alma, assombrações ou, quem sabe esqueletos no armário. Isso, porém, não parece incomodar os novos habitantes.
O olhar fica preso. Procura-se numa tela a explicação da outra e não se encontra.
A Ana ( ) vem devagar, em plena tela, a pedir que fiquemos, que procuremos as respostas. Mas onde encontrá-las a não ser no nosso próprio coração? É, porém, da natureza da inquietação confundir as conclusões e o coração não contesta. Não, enquanto o olhar deambula de cor em cor, de espaço em espaço, de horizonte em horizonte. Horizontes novos, alargados como promessas. Não, enquanto nos apetece ficar aqui, a garimpar, não sei porquê, saudades do futuro, como aquele homem solitário e magoado( ), tão comovente que nos obriga a procurar refúgio no círculo do sonho( ) em busca de outra ficção que a areia esconde.
De súbito, os azuis.
Rosa Lobato de Faria





segunda-feira, 22 de outubro de 2012

REFLEXÃO

 Neste mundo globalizado em que o conhecimento nos chega por todos os meios, com a máxima facilidade, passámos a viver como máquinas de fazer actividades e de consumir, perdendo a capacidade para questionar, para perguntar a nós mesmos, o que é a existência, ou qual é a sua finalidade.
Em suma, deixámos (em parte) de existir, como seres conscientes.





SAMARITANA.... FADO DE COIMBRA


Dos amores do Redentor
Não reza a História Sagrada
Mas diz uma lenda encantada
Que o Bom Jesus sofreu de amor.
Sofreu consigo e calou
Sua paixão divinal,
Assim como qualquer mortal
 Que um dia de amor palpitou.

Samaritana,
Plebeia de Sicar,
Alguém espreitando
Te viu Jesus beijar
De tarde quando
Foste encontrá-Lo só,
Morto de sede
Junto à fonte de Jacob.

domingo, 14 de outubro de 2012

EDUCAR

EDUCAR?  é ajudar a crescer; e tanto cresce aquele que é educado como quem educa.


Uma tarefa de todos, com todos e para todos, porque não podemos desistir de ninguém, nem de nós mesmos.

É uma tarefa para a vida inteira .

  Fonte net.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PRÉMIO NOBEL DA PAZ 2012

Portugal saudou hoje a atribuição do prémio Nobel da Paz à União Europeia, refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que sublinha que o galardão relembra as razões que levaram a Europa a unir-se depois da II Guerra Mundial.

"Num momento em que a União Europeia é chamada a enfrentar desafios de uma exigência sem precedentes, a atribuição deste prémio vem oportunamente relembrar que as razões que levaram a Europa a unir-se permanecem hoje tão atuais e pertinentes como há sessenta anos", indica o comunicado do MNE, que saúda a atribuição do Nobel da Paz.
O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à UE pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel, em Oslo.

FONTE:MNE--RTP



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

UM DOCE QUE AMARGA

Consumir açúcar em excesso//em portugal ingere-se //quase o dobro do recomendado,tem mais consequencias do que apenas engordar ou provocar cáries dentárias.
Os alimentos adocicados interferem com todo o metabolismo celular.Atenção ao que se esconde numa lata de refrigerante ou num iogute magro.
A maioria das pessoas nem dá conta da quantidade ingerida diariamente.Alem daquele que adicionamos no chá e no café, há o outro oculto que a industria soma aos alimentos.
Ao chegar o açucar em grandes quantidades ao fígado,é convertido em gordura,causando mais tarde uma constelação de problemas de saúde associados como (obesidade,hipertenção,hiperglicémia,alteração do valor dos trigliceridos e do colestrol).

FONTE: Revista Visão Sociedade--Alimentação,pag.72 semana 4a10.do10.2012

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PENSAMENTO

“Às vezes a vida te bate com um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Estou convencido de que a única coisa que me fez continuar foi que eu amava o que eu fazia. Você precisa encontrar o que você ama. E isso vale para o seu trabalho e para seus amores.Seu trabalho irá tomar uma grande parte da sua vida e o único meio de ficar satisfeito é fazer o que você acredita ser um grande trabalho. E o único meio de se fazer um grande trabalho é amando o que você faz. Caso você ainda não tenha encontrado[ o que gosta de fazer], continue procurando. Não pare. Do mesmo modo como todos os problemas do coração, você saberá quando encontrar.  Por isso, continue procurando até encontrar, não pare" – discurso durante formatura em Stanford, 2005 ´

STEVE   JOBS




sexta-feira, 5 de outubro de 2012

IMPLANTAÇÃO DA REPUBLICA

Assinala-se hoje o Dia 5 de Outubro. Há 102 anos, corria o ano de 1910, assistiu-se à Implantação da República Portuguesa, que hoje se comemora pela última vez enquanto feriado nacional.
A partir do próximo ano, a data será apenas lembrada simbolicamente, na sequência da decisão do Governo de eliminar dois feriados civis e dois religiosos. Para além do 5 de Outubro, deixarão ainda de ser feriados o 1.º de Dezembro (Restauração da Independência), o Dia do Corpo de Deus (feriado móvel celebrado 60 dias depois da Páscoa) e o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro).
E na despedida do feriado

Bandeira de Portugal hasteada ao contrário marca último 5 de outubro do 5 de Outubro.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CONSELHOS

* TRABALHE FELIZ.
* DIRIJA,EQUILIBRADO.
*OBEDEÇA, CONTENTE.
*NÃO SE QUEIXE.
*SIGA EM FRENTE.
*REPARE ALÉM.
*OLHE PARA LONGE.
*DISCUTA SERENAMENTE