domingo, 5 de junho de 2011

Sete dias em Berlim de 28.5 a 4.6.2011

Ao almoço tinha pepino a salada , será que vou ficar infectada com a bactéria EHEC?? Era pepino cru, estava pelo menos descascado.Na Alemanha alguns legumes e vegetais crus podem conter esta bactéria e isso já causou acho que 17 mortes. Em Berlim já são 12 casos de pessoas infectadas. Disseram primeiro que o pepino problema vinha da Espanha. Quer dizer, os pepinos importados da Espanha estava infectados. Mas na Espanha já testaram e não encontraram nada. mas por precaução, esta foi a última vez que comi pepino aqui,nem pepino nem outros vegetais.Quando chegar a Coimbra já posso comer,sem receio.


Foi bom passar uma semana em Berlim. Visitámos muitos Museus "PERGAMON MUSEUM"Com o famoso altar de Pergamon.datado do sec.2 a.C."JUDISCHES MUSEUM" o museu Judaico expõe a história dos judeus alemães ao longo de dois milénios."Bode museum" museu de arte antiga.Berlim tem uma atmosfera multicultural.E o café Einstein fica perto das Portas de Brandemburgo também lá bebi um café express.É um local muito agradável.
S.NICOLAU é o Padroeiro da cidade de Berlim.O HOLOCAUSTO este lugar arrepia,amedronta,fica em frente ao PARLAMENTO ALEMÃO.Da Torre da Televisão avista se toda a cidade.




Um pouco de História:

A partir de 25 de Junho de 1948, os três sectores do Oeste foram bloqueados pelos soviéticos. Os aliados auxiliaram a cidade através de uma ponte aérea com as chamadas “Rosinenbombern“ (no sentido configurado “os bombardeiros de uvas passas“ com produtos alimentares), de forma que o bloqueio de Berlim terminou a 12 de Maio de 1949.

Com a fundação da República Democrática da Alemanha, a 7 de Outubro de 1949, Berlim Leste tornou-se a capital da RDA (DDR). A República Democrática passou a ser governada a partir da parte leste da cidade. Apesar de tudo, os habitantes de Berlim Leste podiam então sem problemas, viajar para o Oeste, com o fim de lá trabalharem.

A construção do Muro de Berlim, terminada a 13 de Agosto de 1961, veio consolidar a divisão da cidade. A partir de então, nenhum cidadão do Leste podia viajar para o Oeste, nem para trabalhar, nem para visitar os seus familiares. Somente após a visita de John F. Kennedy no ano de 1963, foi feito um acordo para se autorizarem bilhetes de passagem para o oeste da cidade. Neste tempo a estação Friedrichstraße desempenhou um papel central, com a sua enorme sala de espera, chamada Palácio das Lágrimas

Sem comentários:

Enviar um comentário