quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Videokê UM CERTO GALILEU (Padre Zezinho)

padre Zezinho

Se eu não te encontrar
Padre Zezinho
Se eu não te encontrar,no irmão que sofre,no irmão que chora,no irmão que ri.
Não vou te encontrar,nem na oração,nem nos meus amigos e também no livro que falou de ti.Eu não sei amar,eu não sei rezar,se eu não te encontrar,junto ao meu redor.Se eu não te encontrar...Que será de mim, que será de mim, que será de mim?
Se eu não te encontrar,no irmão cansado,que fugiu da vida,que fugiu de si.
Não vou te encontrar,nem na oração,nem nos meus amigose também no livro que falou de ti.Eu não sei amar,eu não sei rezar,se eu não te encontrar,junto ao meu redor.Se eu não te encontrar...Que será de mim, que será de mim, que será de mim?

Oferta

No Natal 2009 ofereci ao Luis e Nádia um fim de semana só o gozaram agora neste mes em Dezembro.
Foram para Braga ficaram no Hotel do Elevador (Monte do Bom Jesus).
Fica junto ao Santuário do Bom Jesus,proporciona uma vista panoramica sobre a cidade.
Vieram contentes.

O Hotel deve o seu nome ao elevador movido a água, construído em 1882, um dos mais antigos do mundo. Este leva-nos do topo da cidade de Braga até ao Santuário.

domingo, 21 de novembro de 2010

EUA.E. do arizonas


Sem abrigo devolve mais de três mil dólares
Um sem-abrigo , que vive nas ruas do estado norte-americano do Arizona, encontrou, sexta-feira, uma mochila numa estação de comboios, que continha 3 mil dólares (2196 euros) e decidiu devolvê-la ao dono do dinheiro.Que bela lição deu ao mundo.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cimeira da Nato


assinam acordo de "transição"
A NATO e o Governo do Afeganistão assinaram este sábado um acordo que formaliza um processo de transição, entre 2011 e 2014, que culminará com a entrega total da responsabilidade pela segurança do país aos próprios afegãos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Queda do Muro de Berlim



Alemães em pé em cima do muro, em 1989, ele começaria a ser destruído no dia seguinte.
O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar. Além disto, houve um enorme fluxo de refugiados ao Ocidente, pelas embaixadas da RFA, principalmente em Praga e Varsóvia, e pela fronteira recém-aberta entre a Hungria e a Áustria, perto do lago de Neusiedl

sábado, 13 de novembro de 2010

Cesário Verde


Lisboa1855 - 1886 Portugal Época:Realismo
Poeta português, natural de Caneças, Loures, oriundo de uma família burguesa abastada. O pai era lavrador (tinha uma quinta em Linda-a-Pastora) e comerciante (estabelecido com uma loja de ferragens na baixa lisboeta). Foi por essas duas actividades práticas, úteis, de acordo com a visão do mundo do próprio Cesário Verde, que se repartiu a vida do poeta. Paralelamente, ia alimentando o seu gosto pela leitura e pela criação literária, embora longe dos meios literários oficiais com que nunca se deu bem, o que o levou, por exemplo, a abandonar o Curso Superior de Letras da Faculdade de Letras de Lisboa, que frequentou entre 1873 e 1874. Cesário Verde estreou-se, nessa altura, colaborando nos jornais Diário de Notícias, Diário da Tarde, A Tribuna e Renascença. A partir de 1875 produziu alguns dos seus melhores poemas: «Num Bairro Moderno» (1877), «Em Petiz» (1878) e «O Sentimento dum Ocidental» (1880). Este último foi escrito por ocasião do terceiro centenário da morte de Camões e é, ainda hoje, um dos textos mais conhecidos do poeta, embora mal recebido pela crítica de então, numa incompreensão geral mesmo por parte de escritores da Geração de 70, de quem Cesário Verde esperaria aceitação para a sua poesia. A falta de estímulo da crítica e um certo mal-estar relativamente ao meio literário, expressos, por exemplo, no poema «Contrariedades» (Março de 1876), fazem com que Cesário Verde deixe de publicar em jornais, surgindo apenas, em 1884, o poema «Nós». O binómio cidade-campo surge como tema principal neste longo poema narrativo autobiográfico, onde o poeta evoca a morte de uma irmã ( 1872) e de um irmão (1882), ambos de tuberculose, doença que viria a vitimar igualmente o poeta, apesar das várias tentativas de convalescença numa quinta no Lumiar.

sábado, 16 de outubro de 2010

Fernando Rosas dedica-se á investigação

Fernando Rosas abandona Parlamento para se dedicar ao ensino e investigação .
Ao fim de oito anos, o historiador bloquista decidiu passar o testemunho a Jorge Costa. Sai com algum alívio da Assembleia da República, um "clube endogâmico e centrípeto"
Deputado do Bloco de Esquerda durante oito anos, Fernando Rosas entendeu que chegou o momento de renunciar ao seu mandato parlamentar, sucedendo-lhe, a partir de 1 de Novembro, Jorge Costa, terceiro candidato por Setúbal. Vai regressar plenamente à vida académica (que chegou a acumular com as funções no Parlamento) e à investigação, mas não abandonará a política. "Continuarei a fazer política até morrer", afirma o historiador, que sai da Assembleia da República (AR) sem sentimentos nostálgicos, embora admita que terá saudades do ambiente "fraternal e solidário" da sua bancada.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

mineiros do chile

32 mil euros por uma entrevista
Mais de dois mil jornalistas acreditaram-se para estarem junto à mina chilena de San José e a disputa pelo «espaço» foi grande. Mas não só. Agora, que os mineiros reconquistaram a liberdade começa uma nova disputa: «entrevistas exclusivas».
Entre os media chilenos comenta-se que foram os canais de televisão japoneses os primeiros a oferecer dinheiro e, a partir daí, foi sempre em crescendo. De acordo com informação avançada pelo jornal espanhol «El País», que cita fonte do jornal alemão «Bild», este assinou um contrato de 20 milhões de pesos (32 mil euros) com um mineiro, para o acompanharem durante 72 horas.

"Resgate dos 33 mineiros chilenos"


Grande operação a nível mundial, foi lançada nas minas de S.José no Chile para resgatar 33 mineiros que se encontravam encorralados a 700 metros de profundidade houve grande solidariedade tanto emocional como material em todo o Mundo .E Portugal não foi ecxepção.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estilo Rococó

Rococó
O termo rococó forma da palavra francesa rocaille, que significa "concha", associado a certas fórmulas decorativas e ornamentais como por exemplo a técnica de incrustação de conchas e pedaços de vidro, usados na decoração de grutas artificiais. Foi muitas vezes alvo de apreciações estéticas pejorativas.O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o neoclassicismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitectura de palácios civis, por exemplo. Literalmente, o rococó é o barroco levado ao exagero.A expressão "época das Luzes" é, talvez, a que mais frequentemente se associa ao século XVIII. Século de paz relativa na Europa, marcado pela Revolução Americana em 1776 e pela Revolução Francesa em 1789. No âmbito da história das formas e expressões artísticas, o Século das Luzes começou ainda sob o signo do Barroco. Quando terminou, a gramática estilística do Neoclassicismo dominava a criação dos artistas. Entre ambos, existiu o Rococó. Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hoteis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o Rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais.O Rococó é também conhecido como o "estilo da luz" devido aos seus edifícios com amplas aberturas e sua relação com o século XVIII. Em Portugal aparece na numismática a cerca de 1726 e prolongou-se até 1790 nos principais domínios artísticos. Na corte e no Sul do país desaparece mais cedo, dando lugar ao neoclassicismo. É nas províncias do Norte, particularmente Noroeste, que se encontra a versão mais original do partimónio artístico rococó metropolitano, graças à talha dourada de formas «gordas» de certas igrejas do Porto, Braga, Guimarães, etc., executada por notáveis artistas na segunda metade do século XVIII (Fr. José de Santo António Vilaça, Francisco Pereira Campanhã, etc.) e na escultura ganítica, que decora numerosos edifícios religiosos e profanos na área: igreja da Ordem Terceira do Carmo (1758-68) por José Figueiredo Seixas, Capela do Terço (1756-75); em Viana do Castelo, a capela dos Malheiros Reimões, etc.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Madre Teresa de Calcutá nasceu a 26 de Agosto de1910 e morreu a 5 de Setembro de 1997.
A 19 de Outubro de 2003 o Papa João Paulo segundo beatificou-a.
Na missa de beatificação definiu-a como ícone do Bom Samaritano,afirmou"estou grato a esta mulher corajosa" a sua força ,procedia da Eucaristia e devoção ao Santíssimo Sacramento.Era a rocha da sua vida e da sua entrega aos não desejados,aos não amados,aqueles de quem ninguém queria saber, Ela disse prefiro cometer erros na ternura e afecto a fazer milagres na mais fria indiferença.E escreveu, a maior pobreza que conheço não está nas ruas de Calcutá,mas nos paises ricos onde falta o Amor,onde não há fome de pão mas de amor ,fome de ser querido de ser amado .Este um grande desafio agora por ocasião do seu centenário.
Madre Teresa de Calcutá recebeu em 1979 O PREMIO NÓBEL DA PAZ,distinta galarduação como reconhecimento do seu trabalho de promoção humana em favor dos mais pobres em prol da vida humana.


domingo, 22 de agosto de 2010

Fernando Pessoa



Fernando Pessoa Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.(Enlaçemos as mãos). Depois pensemos, crianças adultas, que a vida Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,Mais longe que os deuses.Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.Mais vale saber passar silenciosamente.E sem desassossegos grandes.
Prefiro rosas, meu amor, à pátria,E antes magnólias amo Que a glória e a virtude. Logo que a vida me não canse, deixoQue a vida por mim passe Logo que eu fique o mesmo. Que importa àquele a quem já nada importaQue um perca e outro vença,Se a aurora raia sempre, Se cada ano com a PrimaveraAs folhas aparecemE com o Outono cessam?E o resto, as outras coisas que os humanos .Acrescentam à vida,Que me aumentam na alma?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

O Colégio

Quando foste para o Colégio de S.José éras um menino de afectos,mimoso,ternurento, olhavamos nos teus olhos e sabia-se que ficava triste.
Este afastamento obrigatório das pessoas que te acarinhavam fazia-te sofrer. O teu coração ainda tão pequenino ,dois anos.Mas tratavam-te bem.
Foram as Educadoras que te ensinaram que o Mundo,vai para além da familia.Elas contribuiram
Também para a tua felicidade,deram te também muito carinho e dedicação.
Fui á tua festa de despedida entraste numa peça de Teatro e tão bem que representaste,eras um menino perfeito.
E já se passaram 27 Anos.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Aprecie o momento presente


Quando no Outono as árvores ficam nuas e todas as suas folhas caiem,observe as velhas folhas voando ao vento,quase dançando.
E as árvores nuas,tem a sua propria beleza.As velhas folhas tiveram de cair apenas para dar lugar ás novas folhas,ás novas flores.É a vida a renovar-se,a transformar-se,tudo é benção.
assim é a nossa vida nascemos vivemos, depois damos lugar ao novo.A arte é aceitar a própria natureza.Não podemos ir contra a corrente,apenas seguir o rio ,onde quer que ele nos leve.Aprendamos com as crianças a arte de saborear o momento presente é nele que a vida acontece.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

crise de autoridade

O aumento de violencia escolar reflecte sem duvida a crise de autoridade na Familia,pelo facto de muitos pais renunciarem a impor disciplina aos filhos, remetendo essa responsabilidade para a Escola,para os professores
A educação é tão importante na vida do Ser humano que,sem ela, ninguém pode crescer harmoniosamente.é que a educação proporciona a cada ser humano o conhecimento de si mesmo,a abertura ás dimensões espiritual e transcendente da vida,e o empenho crescente do seu próprio desenvolvimento e na construção da sociedade.
os pais terão de responsabilizar-se e de comprometer-se a corrigir os seus filhos se perturbarem a boa ordem escolar.

sábado, 19 de junho de 2010

Título de Reflexão


"A força de um povo mede-se pela maneira como trata os cidadãos mais fracos"
o Estado tem normas de conduta, para com a pessoa idosa;mas,cabe em 1-ºlugar á familia velar pelo seu idoso,assegurar-lhe o melhor bem estar.
A familia é o meio natural do vínculo da pessoa com a sociedade.Se houver ausencia de familia ou roptura destes laços afectivos, a pessoa vive uma situação de "não pertenca",sente-se ignorado,desvalorizado e excluido.
Temos que ,cada um fazer quanto estiver ao nosso alcance para garantir um futuro melhor á pessoa idosa.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Festas populares


Junho é o mês dos santos populares.

Santo António a13,São João a24 eSão Pedro a 29.

Sardinha assada, bailes pelas ruas, mangericos e versos populares:assim é a tradição portuguesa.

Em Junho todos bailam
Assim é a tradição
As ruas estão enfeitadas
Lá de Cima até ao chão.

domingo, 6 de junho de 2010

8.5.2010 Maio

O mes de Maio eu considero o mes mais bonito do Ano com os campos cheios de
flores ,verdejantes, frescos, com cheiro a rosmaninho, dias grandes, sol que já convida a ir até
á praia.
Mas este ano teve um sabor especial ,casou-se o Pedro foi o 1º sobrinho que vi nascer e crescer
ficou o meu filho do coração ,agora desejo que seja muito feliz ao lado da Dra Leonor que também gosto muito dela, e que conjuguem sempre o verbo ser feliz no presente.


A FELICIDADE NA VIDA CONSISTE EM TER SEMPRE ALGUMA COISA QUE FAZER,
ALGUÉM A QUEM AMAR E ALGUMA COISA QUE ESPERAR.

CHALMERS

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Have A Nice Meal

James Smith is a busnessman.His company export a lot of machiery,but James didn't speak any foreign languages. Last year he went to France on a business trip.While he was staying for a few days in a small hotel just outside Nice, he had an interesting experience.The first morning,he sat eating his breakfast when a Frenchman came to is table and sat down the Frenchemansaid «Bon appetit»,so James Smith smiled and repleied «James Smith».As neither could speak the outher's languade, they ate their meals in silence.

The next morning exectly the same thing occured and the scene repeated on the third morning,so James went to see the manager of the hotel who is spoke excellent English,and said,«I don't wanted to complain,but there is a very strange man staying in your hotel. I begin to get worried.Every morning he came to my table and tells me his name»

«Really?» said the manager,and what does he say. something like «Bon appetit» replied James No, no, said the manager, that isn't his name. that is just a polite expression in French.We said it to other people before we start to eat.It simply means have a nice meal. Oh,yes,how silly of me, said James.Tank you for the explanation. The next morning,he wait for the Frenchman to come up to the table,and before he could speak,James said in is best French accent«Bon appetit the Frenchman was a little surprised,but then he smiledand responded in his best Engish«James Smith»

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Biodiversidade

2010:Ano Internacional da Biodiversidade e ano Europeu do combate á pobreza e á exclusão social.
O ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE vem lembrar-nos que,desde o chamado progresso ,está em curso, com o desenvolvimento industrial, tem desaparecido espécies animais
e vegetais a um ritmo alucinante.Esta extinção das espécies causam uma reaccão em cadeia, afectando todos os seres vivos ,quer pela falta de disponibilidade de recursos alimentares, quer para os aspectos da globalização e consequentemente,para um desenvolvimento sustentável do Planeta Terra.
A UNIÃO EUROPEIA ESCOLHEU também para 2010 o tema da Pobreza e da Exclusão Social
Como centro priviligiado da sua intervenção.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Florece Nightingale


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Florence Nightingale

Monumento a Florence Nightingale em Londres
Florence Nightingale (12 de Maio 1820, Florença, então Grão-ducado da Toscana - 13 de Agosto 1910, Londres) foi uma enfermeira britânica que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a Guerra da Criméia. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Também contribuiu no campo da Estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza") criado inicialmente por William Playfair.
[editar] História
Sua família, rica e bem-relacionada, vivia em Florença, no Grão-ducado da Toscana. Por isso, Florence recebeu o nome em inglês da cidade em que nasceu, como sua irmã mais velha Parthenope nascida em Partênope (Nápoles). Moça brilhante e impetuosa, rebelou-se contra o papel convencional para as mulheres de seu estatuto, que seria tornar-se esposa submissa, e decidiu dedicar-se à caridade, encontrado seu caminho na enfermagem.
Tradicionalmente, o papel de enfermeira era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos,
Florence Nightingale ficou particularmente preocupada com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Ela anunciou sua decisão para a família em 1845, provocando raiva e rompimento, principalmente com sua mãe.


A CABECEIRA



Amanheceu,finalmente adormeceste
A palides esmoreceu
Que alivio sobreviveste...
O nosso olhar de ternura
Avelar-te ininterrupto
Assume esgares de loucura
Ao pensar num fim abrupto
ENFERMEIRA COIMBRA

sexta-feira, 9 de abril de 2010

RAINHA SANTA---COIMBRA


D Isabel de Aragão nasceu no Palácio da Aljafería,em Saragoça,a 11de Fevereiro de 1270.
Casou com o Rei dePortugal D.Dinis.O casamento por Procuração,realizou-se em Barcelona, a 11 de Fevereiro de 1281.A cerimónia religiosa foi em Trancoso no ano seguinte.
Conta se que numa manhã de Inverno,no mes de Janeiro a Rainha teria enchido o regaço com pães,para distribuir pelos pobres.D.Dinis foi ao encontro dela e perguntou que levais no regaço são rosas Senhor, abrindo-o brotaram rosas ,são as rosas de S. Isabel.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dia Mundial da Agua

O dia mundial da água comemora-se a 22 de Março .Foi há 17 anos em 1992 por recomendação das Nações Unidas para que fosse comemorado anualmente em todo o mundo, para focar a atenção da população da importÃncia deste recurso e apelando a uma gestão sustentável dos recursos hidricos do planeta.
A água potável e´cada vez mais escassa



Dia após dia,deita-se milhões de toneladas de lixo sem tratamento e residuos industriais agricolas, nos sistemas de água de todo o mundo.

Os recursos hidricos estão em risco . Se quisermos um mundo saudável temos que ter água limpa.

quinta-feira, 25 de março de 2010

S. António de Lisboa


Diz-se que S. Antonio nasceu em Lisboa em 1195
E batizado com o nome de fernando Martins Bulhões.
Aos 15 anos ingreça no mosteiro de S. Vicente De Fora,na ordem de S.Agostinho.Mais tarde pede transferencia para o Mosteiro de S.Cruz em Coimbra aqui conheceu os Frades de S.Antão que viviam na pobreza .Aqui Fernando muda o nome para António em homenagem a S. Antão. Foi em Coimbra que mudou de nome ,então S António tambem é um pouco de Coimbra.
Em1220 vai para o norte de Africa em missão apostolica mas adoece gravemente e tem de regressar.Mas, uma violenta tempestade desviou o barco para a Sicília, iniciando então em Italia
uma vida de Eremita abraçando o ideal Fanciscano.
Frei António fixa-se definitivamente em Pádua até Maio de 1231,altura em que se recolhe no Eremitério passando aí o resto dos seus dias.Faleceu em Arcella, nos arredores de Pádua,a 13 de Junho de 1231,é canonizado, por Gregório lX,a 30 deMaio de 1232.

segunda-feira, 22 de março de 2010

ANUNCIAÇÃO

O Anjo Gabriel entrou onde Maria estava e disse-lhe.
«Avé,cheia de graça,o Senhor é contigo,»(...)
Maria disse então:
«Eu sou a escrava do Senhor.Faça-se em mim como disseste».
Hoje temos medo do Sim que requer outros Sim.
Deus preciza de muitos Sim para continuar a Salvação do Mundo
Michel Quoist

segunda-feira, 1 de março de 2010

Quaresma

Periodo de quarenta dias que antecede a Páscoa em que a Igreja Católica se prepara para viver o Mistério da Redenção.

A quaresma aponta para um itinerário interior uma libertação do coração .E dentro do coração do homem que se hão-de encontrar as forças libertadoras